Mobilidade

Uma sala ou uma clínica dentária ambulante? Com o Climb-E tudo é possível

Inovador conceito de mobilidade apresentado pela Italdesign prevê a integração em edifícios e a oferta de serviços porta-a-porta
Texto

A Italdesign marcou presença na feira de tecnologia Consumer Eletronic Show (CES), que se realizou em Las Vegas, com uma proposta de mobilidade muito particular. O Climb-E é um conceito de transporte autónomo urbano e sustentável, que vai muito para lá da simples movimentação de pessoas.

Novos formatos e propostas de soluções de mobilidade autónoma já não são propriamente uma novidade, mas até aqui o foco tem sido no transporte de passageiros. Com o Climb-E, a Italdesign, autora do novo DeLorean Alpha5, propõe uma nova abordagem.

Italdesign Climb-E - AWAY
Italdesign Climb-E

Desenvolvido sob o conceito de mobilidade urbana contínua, este protótipo permite, a par do uso para transporte pessoal, disponibilizar um conjunto de serviços porta-a-porta, dependendo da forma como o seu interior estiver configurado.

Mais do que um veículo autónomo, o Climb-E é uma visão, um projeto de mobilidade que prevê a sua integração em futuras estruturas de edifícios empresariais e residenciais e que envolve três entidades: a Italdesign ao nível da mobilidade horizontal, a Schindler na mobilidade vertical, e o Politécnico de Turim na integração arquitetónica.

Italdesign Climb-E - AWAY
Italdesign Climb-E integrado numa casa

O Climb-E é um meio de transporte modular formado por uma cápsula, concebida para uso privado, que pode transportar até quatro pessoas na configuração padrão, e que pode ser acoplada, quando em movimento, a uma plataforma totalmente elétrica, partilhada, que dispõe de condução autónoma.

Uma das suas particularidades mais interessantes é o facto de a cápsula poder tornar-se parte integrante de edifícios, funcionando como uma sala ou um quarto. Desta forma, passa a ser um espaço que se pode utilizar, por exemplo, para ver um filme, brincar com as crianças, ver uma exposição no metaverso, ou trabalhar.

Italdesign Climb-E - AWAY
Italdesign Climb-E (interior)

Outra das características que fazem deste Climb-E um conceito de mobilidade disruptivo é a sua natureza modular, a qual permite múltiplas configurações para oferecer serviços diretamente na casa do cliente.

O conceito desenvolvido pela Italdesign pode transformar-se numa clínica dentária, num serviço de catering, num centro de massagens ambulante, ou em muitas outras coisas. E as possibilidades são verdadeiramente infinitas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano