Mobilidade

DeLorean renasce com a produção do elétrico Alpha 5

Está prevista para 2024 a produção do modelo que fará ressurgir a DeLorean Motor Company e do qual há mais detalhes
Texto

A especulação começou em 2021, foi crescendo no primeiro semestre de 2022 e agora é mesmo uma certeza. A DeLorean está de volta com um novo automóvel, desta vez totalmente elétrico. O icónico carro que o personagem Marty McFly conduziu no sucesso de bilheteira dos anos 1980 fez mesmo um “Regresso ao Futuro” e surge agora com um novo nome – Alpha5 – e um design adaptado ao século XXI.

Mantém o estilo coupé, as portas tipo asa de gaivota e as jantes raiadas, mas tudo o resto, como não podia deixar de ser, é novo neste modelo da empresa DMC, adquirida em 1995 por um novo proprietário, Stephen Wynne, depois de a original ter ido à falência.

Há uns meses começou por ser revelada apenas uma silhueta e agora, finalmente, ficamos a conhecer os detalhes do novo Alpha5, que, tal como o original DeLorean, foi desenhado pela Italdesign. Face a este, o novo modelo assume linhas mais suaves, de carácter mais aerodinâmico, e passa de uma configuração de dois lugares no habitáculo para quatro.

Na frente, é de notar a forma em V (5 em numeração romana, tal como o nome do modelo) que assume a zona abaixo do para-choques, assim como os faróis muito estreitos que ladeiam a inscrição DeLorean ao centro. Na traseira repete-se essa inscrição em grande formato, assim como o V colocado ao meio na zona inferior, entre o difusor. Uma barra de luz cobre toda a largura.

Já na lateral sobressai o tejadilho em preto, a contrastar com a cor dominante, e a inclinação que este assume da metade da carroçaria para trás.

O interior revela um carácter futurista e minimalista, como é agora dominante nos automóveis elétricos premium. Os dois grandes ecrãs digitais – de instrumentos e de infoentretenimento – deixam antever que o novo DeLorean Alpha5 estará apetrechado com as tecnologias mais recentes.

Quanto à mecânica e prestações, a marca americana revelou que o seu elétrico desportivo estará equipado com uma bateria com mais de 100 kWh de capacidade que lhe dará uma autonomia superior a 480 km, embora este número seja ainda apenas uma estimativa.

Também estimativas são os anunciados 250 km/h de velocidade máxima e 2,99 segundos para fazer a aceleração dos 0 aos 100 km/h.

O DeLorean Alpha5 irá ser mostrado pela primeira vez ao vivo a 18 de agosto, no evento Pebble Beach Concours d’Elegance, que acontece na Califórnia, Estados Unidos. A produção do modelo deverá iniciar-se em 2024.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal