Mobilidade

Deus Vayanne é o novo desportivo elétrico que chega em 2025

Primeiro modelo do construtor austríaco terá uma potência superior a 2200 cv. O interior combina tradição e tecnologia
Texto

Se pouco adiantou da primeira vez que revelou à imprensa a sua primeira criação automóvel, desta vez a Deus, marca de origem austríaca criada há apenas dois anos, aproveitou o Salão Automóvel de Nova Iorque, que decorreu até ao passado dia 24 de abril, para revelar mais detalhes sobre o hipercarro elétrico Vayanne, que projeta estar a entregar aos clientes em 2025.

Para a série limitada de apenas 99 unidades do Vayanne, a Deus promete, desde logo, emoções fortes através de prestações dignas de realce. As simulações já realizadas pelo construtor revelam que o modelo desenvolvido em colaboração com a Italdesign e a Williams Advanced Engineering irá superar os 400 km/h de velocidade máxima e fará a aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 1,99 segundos.

A equipar o Vayanne estará uma solução de propulsão elétrica fornecida pela empresa nascida a partir da Williams F1, com uma potência prevista de mais de 1640 kW (2200 cv) e um binário superior a 2000 Nm.

Criado com o intuito de ser “o mais poderoso hipercarro elétrico da história” e “uma referência na emoção de conduzir”, o Deus Vayanne tem também a ambição de ser um automóvel prático de usar (tanto quanto possível) no dia a dia. Como tal, promete uma condução confortável e a oferta de espaços de arrumação.

Quanto ao design do primeiro modelo Deus, elaborado em conjunto com os italianos da Italdesign, simetria é a palavra de ordem.

No Vayanne destacam-se, desde logo, as grelhas frontal e traseira, cujo formato remete para o símbolo do infinito. Estas integram um padrão representado por formas hexagonais, com o objetivo de conferir mais dinamismo ao modelo. Além disso, para cada conduta de ar existe uma outra correspondente para assegurar a simetria das linhas.

No interior, o Vayanne combina tradição e tecnologia. Se por um lado disponibiliza controlos de uso manual, por outro oferece um painel de instrumentos totalmente digital. Os bancos são forrados a couro natural, embora seja “tratado e produzido com recurso a soluções sustentáveis”, assegura a Deus. Nas portas e no tablier foi aplicado espelho de efeito infinito.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente