Mobilidade

Com os veículos elétricos Renault poderás carregar ou dar energia em casa

Automóveis da marca vão beneficiar do desenvolvimento da tecnologia vehicle-to-grid que está a ser feito em conjunto com o CEA
Texto
Renault Mégane E-Tech 100% elétrico (foto: divulgação)
Renault Mégane E-Tech 100% elétrico (foto: divulgação)

O instituto público francês de investigação CEA e o fabricante de automóveis Renault estão a trabalhar em conjunto no desenvolvimento da tecnologia vehicle-to-grid (V2G) para ser implementada nos veículos do grupo até ao final da presente década

Objetivo: poderes carregar o teu veículo em casa ou fornecer energia à mesma

A tecnologia, que também vem sendo aprofundada por outros construtores, permite a troca bidirecional de energia entre um veículo elétrico e a rede. Desde que se encontre ligado a esta, o veículo pode carregar as suas baterias ou, pelo contrário, injetar energia na rede para compensar as respetivas oscilações e intermitências.

elétrico renault - AWAY
Veículo elétrico Renault (foto: Divulgação)

Em concreto, CEA e Renault estão focados no desenvolvimento de uma nova arquitetura eletrónica de conversor de potência, diretamente integrada no carregador do veículo. O trabalho está a ser desenvolvido há quase três anos e resultou na criação de 11 patentes conjuntas.

Mais compacto e capaz de reduzir em 30% as perdas de energia, o novo conversor de potência apresenta ainda como vantagens a melhoria do tempo de carregamento do veículo e uma maior preservação da durabilidade da bateria, o que se explica, segundo a Renault, pelo facto de oferece uma capacidade de carga até aos 22 kW em modo trifásico.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Europa bate recorde de produção de energia eólica e solar
Preço dos combustíveis com forte descida na próxima semana
Radares da PSP para o mês de fevereiro: onde vão estar em todo o país