Energia

Hyundai explora novas soluções energéticas com tecnologia V2X

Construtor está focado na funcionalidade Vehicle-to-Grid, dando aos automóveis elétricos outro propósito além do transporte
Texto
Hyundai trabalha em tecnologia V2X
Hyundai trabalha em tecnologia V2X

Incrementar a sua oferta de soluções energéticas é o objetivo por detrás dos projetos-piloto para o desenvolvimento da tecnologia Vehicle-to-Everything (V2X) – inovação tecnológica que visa aumentar a integração das energias renováveis e dos veículos elétricos – que a Hyundai está a levar a cabo na Alemanha e nos Países Baixos, e que incluem o modelo Ioniq 5.

Em particular, o construtor coreano está focado em explorar a funcionalidade Vehicle-to-Grid (V2G). Uma solução que permite que a energia armazenada nas baterias dos veículos elétricos seja fornecida a uma rede elétrica, o que, para além de possibilitar a estabilização da própria rede, ajuda a gerir a procura de energia durante as horas de ponta e em situações de emergência.

Um dos aspetos mais interessantes da V2G sobre o qual a Hyundai se debruça, é o facto desta funcionalidade ser um fator determinante para o fornecimento estabilizado de energias renováveis (solar ou eólica) aos utilizadores. Tal acontece porque a energia pode ser armazenada em veículos elétricos e transferida de volta para rede quando necessário.

A Hyundai destaca que a tecnologia V2G beneficia não apenas os proprietários de veículos elétricos, mas também as sociedades que possuam um sistema energético partilhado.

O interesse do construtor coreano pela V2G deve-se também ao facto de a transferência bidirecional de energia promover um consumo de eletricidade mais ativo, uma vez que os automóveis elétricos podem ter outro propósito além do transporte de passageiros.

Considerando que apenas uma determinada percentagem da capacidade da bateria é utilizada na condução, a restante energia armazenada pode ser devolvida à rede para ser utilizada pelos serviços locais de distribuição de energia.

Com a implementação de cada vez mais novas fontes de energias renováveis, a Hyundai acredita que a tecnologia V2G irá ajudar a reduzir o impacto das alterações climáticas, na medida em que a rede pode ser alimentada pela energia armazenada nas baterias dos veículos elétricos, obtida de fontes solares ou eólicas. Desta forma, deixa de depender de centrais elétricas que geram mais poluição atmosférica.

Os projetos de desenvolvimento da V2G que atualmente tem em curso vão permitir à Hyundai anunciar, em breve, um modelo elétrico com esta tecnologia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias