Mobilidade

Capacete inovador criado para uso em bicicletas e trotinetes partilhadas

Seja uma bicicleta ou uma trotinete partilhada a escolha para deslocações em cidade, acabaram as desculpas para não usar capacete
Texto
On Board Helmet facilita uso de capacete
On Board Helmet facilita uso de capacete

Capacetes disponíveis em serviços de moto partilhada já não são novidade, mas como andar protegido se o objeto a partilhar for uma bicicleta ou trotinete? Para responder a este desafio foi desenvolvido em França o On Board Helmet, um capacete integrado na própria estrutura do veículo.

Embora não seja obrigatório, andar de bicicleta ou trotinete com capacete é sempre mais seguro. O problema está nos serviços de partilha, já que estes veículos não têm um compartimento para guardar capacetes como acontece com as motos.

O On Board Helmet pretende ser a solução para tornar fácil e ainda encorajar o uso de capacete em bicicletas e trotinetes. O dispositivo é composto por um capacete especialmente concebido para utilização partilhada – higiénico, robusto e fácil de limpar – e por uma base à qual este fica acoplado quando não está a ser usado.

On Board Helmet - AWAY
Sistema de fixação do capacete a uma trotinete

A base pode ser montada em diferentes zonas do veículo, já que existem diferentes tipos de sistemas de fixação. Junto ao guiador, em cima do porta-bagagem, ou preso ao selim, a solução a adotar depende da preferência do prestador de serviço de mobilidade partilhada.

Para além de estar numa posição que facilita o seu uso, o On Board Helmet está protegido contra roubo. O sistema pode ser integrado e controlado através da aplicação do prestador do serviço, já que cada um tem a sua própria unidade de controlo. Desta forma é possível, por exemplo, detetar se o capacete foi de novo colocado na base depois de ser utilizado.

On Board Helmet - AWAY
Legenda

Se depois de leres isto ficaste a perguntar se este inovador capacete para serviços de mobilidade partilhada pode ser usado por qualquer pessoa, a resposta é sim.

É fabricado em polipropileno expandido (EPP) 100% reciclado, conta com uma superfície antibacteriana e foi desenhado sob o princípio “one-size-fits-all”. O sistema de ajuste elástico na parte traseira permite que o capacete se ajuste a cabeças de diferentes dimensões.

Fica a conhecer como funciona o On Board Helmet no vídeo que aqui partilhamos.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal