Capacetes disponíveis em serviços de moto partilhada já não são novidade, mas como andar protegido se o objeto a partilhar for uma bicicleta ou trotinete? Para responder a este desafio foi desenvolvido em França o On Board Helmet, um capacete integrado na própria estrutura do veículo.
Embora não seja obrigatório, andar de bicicleta ou trotinete com capacete é sempre mais seguro. O problema está nos serviços de partilha, já que estes veículos não têm um compartimento para guardar capacetes como acontece com as motos.
O On Board Helmet pretende ser a solução para tornar fácil e ainda encorajar o uso de capacete em bicicletas e trotinetes. O dispositivo é composto por um capacete especialmente concebido para utilização partilhada – higiénico, robusto e fácil de limpar – e por uma base à qual este fica acoplado quando não está a ser usado.
A base pode ser montada em diferentes zonas do veículo, já que existem diferentes tipos de sistemas de fixação. Junto ao guiador, em cima do porta-bagagem, ou preso ao selim, a solução a adotar depende da preferência do prestador de serviço de mobilidade partilhada.
Para além de estar numa posição que facilita o seu uso, o On Board Helmet está protegido contra roubo. O sistema pode ser integrado e controlado através da aplicação do prestador do serviço, já que cada um tem a sua própria unidade de controlo. Desta forma é possível, por exemplo, detetar se o capacete foi de novo colocado na base depois de ser utilizado.
Se depois de leres isto ficaste a perguntar se este inovador capacete para serviços de mobilidade partilhada pode ser usado por qualquer pessoa, a resposta é sim.
É fabricado em polipropileno expandido (EPP) 100% reciclado, conta com uma superfície antibacteriana e foi desenhado sob o princípio “one-size-fits-all”. O sistema de ajuste elástico na parte traseira permite que o capacete se ajuste a cabeças de diferentes dimensões.
Fica a conhecer como funciona o On Board Helmet no vídeo que aqui partilhamos.
(Fotos: divulgação)