Fantástico

Novo capacete de bicicleta biodegradável com cânhamo é super sustentável

O StudioMOM criou um capacete para bicicleta sustentável e biodegradável que garante a segurança de quem o usa

No campo da mobilidade, fala-se sobre criar opções com zero emissões para o dia a dia. As bicicletas e as trotinetes ganham destaque, mas a verdade é que a sua produção nem sempre é verde. O mesmo acontece para os acessórios essenciais neste tipo de deslocações, como os capacetes de bicicletas que acabam por ter uma pegada ecológica relativamente grande. O StudioMOM está a tentar resolver este problema.

Este estúdio de design neerlandês é conhecido por ter criado uma bicicleta a hidrogénio, a LAVO bike. Agora surge com o MyHelmet, um capacete para bicicletas que é biodegradável e, por isso, bem mais sustentável.

Por razões de segurança, de acordo com o StudioMOM, deve adquirir-se um capacete de bicicleta novo de três em três anos. Como este é feito de plástico e espuma de poliestireno expandido (EPS), quando se troca de capacete, cria-se lixo que não pode ser reciclado e que, por isso, é prejudicial para o planeta.

Assim, o objetivo do estúdio de design foi criar um capacete para bicicleta que protegesse a cabeça e que permitisse boa ventilação, mas que fosse produzido com materiais sustentáveis e biodegradáveis que tivessem a mesma capacidade e produção que o EPS.

Já há algum tempo a testar bioprodução com cânhamo e micélio, a StudioMOM juntou-se ao Politecnico di Milano para desenvolver o MyHelmet. O capacete usa então estes dois materiais que, ao serem aquecidos juntos, criam um material com propriedades semelhantes ao EPS. A fivela é produzida com fibra de cânhamo.

Em todo o processo de produção, as emissões de CO2 são residuais e não é necessário utilizar materiais fósseis.

A prova de conceito foi um sucesso e permitiu demonstrar que é possível usar o micélio na bioprodução a uma escala industrial.

O StudioMOM ainda está a dar os primeiros passos na criação deste capacete biodegradável e sustentável. Ainda assim, acredita que o micélio e o cânhamo sejam a solução para produzir capacetes que não são prejudiciais para o planeta, mas que ainda assim protejam quem os usa.

Continuar a ler
Home
Novos radares em Lisboa dia 01 de junho. Sabe aqui onde estão
Hoje há greve no metro de Lisboa até às 09h30
Sabias que há cidades que podem contribuir para a tua saúde?