A Câmara Municipal de Gaia pretende sensibilizar a população para o uso correto de trotinetes no concelho, depois de registar, em conjunto com a Polícia Municipal, aproximadamente 10 queixas por mês relativamente a este meio de transporte.
“Usa mas não abusa” é o nome da campanha de sensibilização lançada pela autarquia de Gaia, cujo objetivo é combater o uso desregrado de trotinetes. A autarquia tem registado várias queixas de munícipes, principalmente relacionadas com o excesso de velocidade e com a desordem no estacionamento provocada pelos utilizadores de trotinetes.
Sobre as queixas recebidas, Patrícia Lopes, adjunta do presidente da câmara e responsável pela campanha de sensibilização, em declarações à agência Lusa, refere que a autarquia “está sempre articulada com os operadores, mas pouco pode fazer mais além de apelar”.
Atualmente circulam em Vila Nova de Gaia cerca de 800 trotinetes dos operadores Bird e Bolt. A sua utilização começou por ser permitida apenas na zona costeira marítima e ribeirinha, mas foi este ano alargada à zona urbana, com o intuito de “promover o transporte suave e mais sustentável, promovendo um interface com o metro e outros transportes públicos”, referiu a responsável.
Perante a inexistência de um regulamento específico para a utilização de trotinetes, que Patrícia Lopes sublinha “não cabe à câmara fazê-lo”, a autarquia de Gaia decidiu arrancar com uma campanha que estará presente no seu site e nas suas redes sociais, assim como em mupis espalhados pelo concelho.
Através da campanha os utilizadores de trotinetes são sensibilizados para as regras de segurança a que devem obedecer, entre as quais o dever de circular fora dos passeios.