Mobilidade

Até as Ilhas Faroé já aderiram aos autocarros elétricos

Ilhas Faroé elegem o E-WAY para iniciar a eletrificação dos seus transportes urbanos
Texto

As idílicas Ilhas Faroé são compostas por um arquipélago de 18 ilhas situadas entre o norte do Reino Unido e a Islândia. É aqui que a partir deste verão já é possível circular em autocarros elétricos.

Oficialmente as Ilhas Faroé, em tempos uma prisão, hoje exótico e pouco conhecido destino de férias, pertencem à Dinamarca, mas possuem uma autonomia de exceção com governo próprio e até uma bandeira própria.

Os novos autocarros elétricos Iveco Bus E-Way serão operados pela HZ Bussar, empresa encarregada dos transportes urbanos gratuitos da capital Tórshavan e destinam-se justamente a reforça o serviço no município central.

Autocarro elétrico - away
Autocarro elétrico Iveco E-Way nas Ilhas Faroé (foto: divulgação)

Os E-Way possuem 10, 7 metros de comprimento e 2,33 metros de largura tornando-se perfeitos para vias estreitas da pequena cidade, ainda assim têm capacidade para 60 passageiros, 23 dos quais sentados.

Alimentado com 10 baterias, num total de 420 kWh, o E-WAY pode adaptar-se aos diferentes itinerários em serviço e a excelente autonomia oferecida por este midibus permite-lhe circular diariamente e apenas realizar carregamento noturno.

Estes autocarros elétricos E-WAY não geram emissões, funcionam silenciosamente, proporcionam um transporte confortável e ajudam a proteger o ambiente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos passageiros, condutores e cidadãos.

Estes são os dois primeiros autocarros urbanos 100% elétricos a operar nas ilhas, onde a marca já possui uma frota de 16 unidades Crossway em serviço desde dezembro de 2022.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais para o Algarve? Vê se a tua praia perdeu o selo de 'Qualidade de Ouro'
Radares da PSP: é aqui que vão estar na semana de 20 a 26 de maio
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável