A Iveco lançou um novo autocarro com tecnologia híbrida a gás natural comprimido (CNG, na sigla em inglês) que promete poupanças tanto a nível de combustível como de emissões de CO2. O Urbanway Hybrid CNG de 18 metros é uma opção para tornar os transportes públicos mais sustentáveis.
Este novo modelo é uma versão maior e articulada do Urbanway Hybrid CNG de 12 metros. Em termos de motorização, ambos têm apoio elétrico e são movidos a gás natural, sendo também compatíveis com biometano.
Há um município português que vai ter frota de autocarros elétrios
O Urbanway Hybrid CNG vem equipado com uma bateria de 48 V acoplada à caixa de velocidades. Um motor de 35 kW garante um arranque 100% elétrico e também recupera energia nas fases de desaceleração e travagem.
O novo sistema híbrido promete uma poupança de combustível, assim como de emissões de 16% em comparação com a versão não híbrida do Urbanway. Se em vez de gás natural for usado biometano, a Iveco garante que a redução nas emissões de CO2 pode ir até 83%.
Ainda no que respeita aos autocarros da Iveco a gama Crossway, também com gás natural e compatível com biometano acaba de colecionar o seu terceiro troféu de “Sustainable Bus of the Year”.