Mobilidade

Já esgotaram os incentivos à compra de carros elétricos em 2023

Governo abre candidaturas em maio, mas pedidos já superam apoios previstos para todo o ano
Texto
Carros elétricos já sem apoios (fotomontagem: CookieStudio/Freepik)
Carros elétricos já sem apoios (fotomontagem: CookieStudio/Freepik)

Se estás entre aqueles que esperavam pela abertura das candidaturas ao incentivo para aquisição de carro elétrico em 2023, temos uma má noticia. É que o governo só publicou a portaria de acesso a 3 de maio, e tudo indica que já estejam esgotados todos os incentivos à aquisição de automóveis 100% elétricos.

Em 2017, através do Fundo Ambiental (ver aqui como concorrer), o governo lançou o programa que te permite aceder a incentivos para consumo (aquisição) de veículos de emissões nulas ou mais em concreto, carros, bicicletas, trotinetes e outros veículos elétricos.

Este ano o governo dotou a área com 10 milhões de euros (o mesmo valor de 2022), com distribuição para ligeiros de passageiros, logística urbana (comerciais), mobilidade ativa ciclável (bicicletas e trotinetes) e carregadores para veículos elétricos.

aqui quais os tipos de incentivos disponíveis e podes ainda esclarecer mais dúvidas no podcast AWAY by Rádio Comercial dedicado ao tema.

comprar carro - away
Ligeiros de passageiros, comerciais elétricos podem ter apoio à aquisição (foto: Arquivo AWAY)

O que ainda está disponível como incentivo?

A AWAY foi consultar a página oficial das candidaturas submetidas em tempo real e as conclusões são desanimadoras.

Pouco mais de uma semana após a publicação oficial do diploma e abertura de candidaturas para poderes ter um incentivo à aquisição de veículo elétrico e… já acabaram os apoios. Ou melhor dizendo. Na data de consulta (dia 11 de maio) o número de candidaturas submetidas (1544) para a categoria de ligeiros 100% elétricos já superava o total de apoios disponíveis (1300).

Logo no dia 3 de maio era evidente que os apoios não iriam chegar para todos quantos apostaram num carro elétrico desde o início do ano, mas agora com a submissão de candidaturas e o início das validações percebe-se que, de facto, não irá chegar para todos.

E a indisponibilidade é ainda mais crítica em outras tipologias. No caso dos comerciais ligeiros as candidaturas (260) já quase que somam o dobro dos incentivos disponíveis (150).

trotinete - away
Se queres receber um apoio à compra de uma trotinete é melhor acelerares (foto: Arquivo AWAY)

Compra uma bicicleta elétrica com apoio do governo

Onde ainda há alguma margem (recordamos que estes dados são válidos à data de 11 de maio de 2023) é no que respeita aos incentivos disponíveis para bicicletas de carga (ainda tens cerca de dois terços disponíveis), bicicletas elétricas (ainda está 75% disponível) e motociclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal (ainda há 50% de apoios disponíveis).

Convém no entanto deixar-te o alerta de que rapidamente as coisas podem mudar, já que podem existir vários compradores que ainda não submeteram a candidatura apesar de já terem fatura de compra referente a 2023 para fazer o seu pedido.

Já agora fica com um dado interessante. É que existem apoios também para bicicletas convencionais e em outros anos esta categoria manteve disponibilidade durante grande parte do ano. Aproveita!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio