Mobilidade

Metro do Porto até Gondomar e metrobus na Trofa avançam em 2024

Expansão do Metro do Porto a Gondomar e BRT para a Trofa avançam em 2024 com €259 milhões
Texto
Metro do Porto
Metro do Porto

A expansão do Metro do Porto para Gondomar e o metrobus para a Trofa vai avançar em 2024 com 259 milhões de euros de fundos europeus, segundo o Plano de Avisos do Portugal 2030 divulgado esta semana.

De acordo com a informação do Plano Anual de Avisos do programa de fundos europeus Portugal 2030, que aponta para os avisos a serem lançados nos próximos 12 meses, o aviso para a "extensão da Rede do Metro e BRT (ISMAI – Paradela e Dragão – Souto) e material circulante" deverá ser lançado entre maio e agosto de 2024.

Segundo a ficha resumo do aviso, haverá uma dotação de 259 milhões de euros provenientes do Fundo de Coesão da União Europeia para os investimentos, um valor que pode corresponder a um máximo de 85% do total, não estando ainda definido o valor da comparticipação nacional.

metro - away
Metro do Porto (foto: Tiago Miranda/Flickr)

Em causa estão as extensões do Metro do Porto a Gondomar (Souto) através do Estádio do Dragão, servindo os bairros portuenses do Lagarteiro e Cerco e a freguesia gondomarense de Valbom.

Já a extensão à Trofa, há muito reivindicada desde a retirada dos carris do comboio no início do século, com a promessa da construção da rede do Metro do Porto, será feita em BRT (Bus Rapid Transit, vulgo metrobus) desde o ISMAI, atual término da Linha Verde (C) até Paradela, na Trofa.

O investimento insere-se no Sustentável 2030 - Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade, inserido no Portugal 2030.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Cemitérios a produzir energia solar? Projeto está a nascer em Espanha
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante