Cidades

Metro do Porto avança com túnel para chegar a Vila d’Este

​​​​​​​Escavações para o túnel que irá complementar a linha Amarela deverão ficar concluídas em 2022 e linha será inaugurada em 2023
Texto
Obras no Metro do Porto
Obras no Metro do Porto

Começou em outubro de 2021 e deverá durar até final de 2023. Com trabalhos que duram 24 horas por dia, sete dias por semana, as equipas que estão a construir o túnel que levará o Metro do Porto até Vila d’Este, em Vila Nova de Gaia, avançam cerca de 28 metros por semana.

Falamos da obra do túnel mineiro que irá ajudar a linha Amarela, já existente, a crescer três quilómetros, chegando a novos polos a Sul, como ao Hospital Santos Silva ou a Vila d’Este. Este túnel terá cerca de um quilómetro e irá unir o futuro viaduto de Santo Ovídio à estação do Hospital Santos Silva.

Trabalhando em turnos de oito horas, não há paragens. A obra conta com entre 130 e 150 pessoas e há sempre pelo menos 15 trabalhadores no ativo.

Para garantir a maior segurança do túnel e evitar perturbações para a população, está a ser usada uma metodologia austríaca – a NATM (New Austrian Tunnelling Mehtod) para a escavação.

Esta consiste em fazer escavações não muito extensas, fazendo logo de seguida um suporte de betão projetado, explicou à Lusa Pedro Quintas, diretor do projeto da Metro do Porto. O projeto avança com duas frentes ativas, indo ao encontro da estação Manuel Leão, em Vila Nova de Gaia.

O metro avança assim para Vila d’Este a “dois metros por dia em cada uma das frentes”, explica Pedro Quintas à Lusa.

Antes de avançar para a construção do túnel, foi feito um estudo para se perceber a composição do terreno e para se ajustar o projeto. Há alturas em que as zonas são mais duras e é necessário usar explosivos que são detonados de forma controlada para se avançar com as escavações.

Também se teve o cuidado de perceber se as pessoas que viviam na zona poderiam ouvir ou sentir o avanço dos trabalhos e, até agora, já três famílias foram realojadas.

A linha Amarela do Metro do Porto deverá ficar pronta até 31 de dezembro de 2023. O túnel, no entanto, deverá ficar concluído com um ano de antecedência, ainda em 2022.

(Fotos: Tiago Miranda/Flickr, José Coelho/Lusa e site do Metro do Porto)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias