Energia

Mercadona vai usar energia renovável em Portugal e Espanha

Cadeia de supermercados Mercadona faz acordo para usar energia renovável para reduzir emissões e custo energético
Texto
Mercadona (foto: divulgação)
Mercadona (foto: divulgação)

A cadeia espanhola de supermercados Mercadona vai usar energia renovável em Portugal e Espanha. Para tal, assinou um acordo com a Statkraft que prevê o fornecimento de eletricidade de origens limpas por dez anos.

A cadeia de supermercados será alimentada com energia eólica e solar da Statkraft, uma empresa norueguesa produtora de energia renovável que conta com uma carteira de 1,8 gigawatts (GW) na Península Ibérica. O fornecimento terá início já a 1 de janeiro de 2024.

Este acordo surge no âmbito do Plano Energético da Mercadona que tem como objetivo reduzir o consumo, as emissões e o custo energético de toda a sua atividade.

A Statkraft é apresentada como uma das maiores produtoras europeias de energia renovável e líder internacional na produção hidroelétrica. Está em Portugal a desenvolver a produção e consumo de energia solar fotovoltaica, eólica e hidroelétrica, tendo assinado a maior produção de PPA (Power Purchase Agreement) na história do mercado português em conjunto com a NextEnergy Capital.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Parte do plástico em Portugal é reciclado com recurso a energia solar
Vais comprar pão? 6 dicas para aproveitares até à última migalha
Quanto tempo demora o Citroën ë-C4 X a percorrer 1000 quilómetros?