Energia

Empresa norueguesa investe em energia solar em Portugal

Statkraft vai comprar eletricidade produzida em parques de energia solar da NextEnergy Capital
Texto
Parque de energia solar (foto: NextEnergy Capital)
Parque de energia solar (foto: NextEnergy Capital)

Uma das maiores produtoras de energias renováveis na Europa está a investir em energia limpa em Portugal. A empresa norueguesa Statkraft vai adquirir a eletricidade produzida em três parques de energia solar fotovoltaica da NextEnergy Capital.

As duas empresas celebraram um acordo para aquisição de energia – que dizem ser o maior no mercado português – que vai fazer com que a Statkraft fique com toda a eletricidade produzida nas centrais solares de Alforgemel, no Cartaxo, e do Paul e Encarnado, em Santarém, da NextEnergy Capital.

Central fotovoltaica - AWAY
Construção de central fotovoltaica (foto: divulgação)

Estes parques, que ainda estão em construção, terão uma capacidade instalada de 210 MW, com uma produção anual estimada de 341 GWh, o equivalente ao consumo anual de cerca de 98 mil habitações.

Com a aquisição de energia renovável à NextEnergy Capital, a Statkraft fica com um portefólio de renováveis em Espanha e Portugal superior a 1,7 GW, o que irá ajudar a garantir o abastecimento aos seus clientes utilizando energia limpa.

A empresa pretende investir em território nacional em energia solar fotovoltaica, eólica e hidroelétrica, consolidando cada vez mais a sua posição na Península Ibérica, um mercado que considera que pode vir a ser muito importante no panorama energético da Europa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias