Sustentabilidade

Desperdício de madeira de feira será transformado em decoração para casas

Sonae Arauco vai reciclar e dar nova vida a madeira que iria acabar no lixo
Texto

Nem tudo o que parece lixo tem de acabar no caixote. A Sonae Arauco, um dos principais produtores de painéis derivados de madeira, mostra isso ao usar madeira reciclada para desenvolver uma coleção de decoração para a casa, aproveitando resíduos para desenvolver as peças.

A coleção Innovus – Matching our Nature foi apresentada em 2023 e já tinha uma grande percentagem de madeira reciclada, tendo em alguns casos mais de 70%. Este ano, vai estar em exposição na FIMMA+Maderalia 2024, apresentada como a maior feira da Península Ibérica dedicada ao setor do mobiliário, que decorre Valência, Espanha, de 14 a 17 de maio.

Madeira reciclada - AWAY
Coleção da Sonae Arauco que usa madeira reciclada (foto: divulgação)

Uma das grandes novidades da participação da Sonae Arauco nesta feira é a iniciativa de recolha de desperdício de madeira originados na organização e operacionalização da feira de Valência. Este “lixo” vai ser recolhido pela Tecmasa, empresa especializada na reciclagem e valorização de resíduos de madeira da Sonae Arauco, e vai ganhar uma nova vida, sendo incorporado em novos produtos.

Em comunicado, a empresa de painéis de derivados de madeira destaca que a ação de recolha não só alerta para a necessidade de se reduzir o desperdício, como também para a necessidade de se assegurar a reciclagem da madeira, um material que permite a mitigação das emissões de CO2.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes iates de sonho a energia solar vão ser feitos com garrafas de plástico
Empresa portuguesa vai construir central de energia solar de 19 milhões de euros
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida