Sustentabilidade

Mazda divulga Relatório de Sustentabilidade com iniciativas em 3 vertentes

Construtor nipónico pretende melhorar qualidade dos produtos e serviços, bem como reforçar ou fomentar novas parcerias
Texto
Mazda apresentou relatório de sustentabilidade 2021
Mazda apresentou relatório de sustentabilidade 2021

No Relatório de Sustentabilidade 2021 que acaba de publicar, a Mazda Motor Corporation elabora as bases da sua política de sustentabilidade e identifica as questões sociais que devem ser abordadas no âmbito da sua atividade, estabelecendo a ponte com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pelas Nações Unidas.

Com a publicação do novo documento e o objetivo em mente de atingir a neutralidade carbónica até 2050, o construtor japonês propõe-se a realizar uma série de iniciativas que irão abordar temas de sustentabilidade, assentes em três pilares fundamentais: Terra, Pessoas e Sociedade.

Desde logo, a Mazda pretende reduzir as emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida dos veículos, pelo que continuará a dar seguimento à estratégia de disponibilizar diferentes tecnologias, alinhada com as fontes e métodos de geração de energia de cada região. Dentro de casa, o construtor procurará a maximização e a diversificação energética com vista à diminuição das emissões nas suas instalações e operações logísticas.

Ainda inserido no eixo “Terra”, a marca pretende levar a cabo iniciativas que promovam o conceito “3R” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), as quais passam por incentivar a reutilização de água, plásticos e outros recursos.

No eixo “Pessoas”, a Mazda vai trabalhar em duas frentes. Por um lado, irá fomentar uma cultura empresarial que respeite diferentes talentos e valores, centrada na diversidade e na inclusão. Por outro irá concentrar-se em proporcionar aos clientes uma experiência de marca única, independentemente da fase de propriedade do veículo em que estes se encontrem.

Já o desenvolvimento de tecnologias de segurança para a eliminação dos acidentes rodoviários é um tema que a marca japonesa insere no eixo “Sociedade” e que divide em três patamares.

Desde os conceitos básicos, como a definição da posição ideal de condução e da disposição dos pedais, passando pelas soluções avançadas de segurança do pacote i-Activsense, e terminando no Mazda Co-Pilot Concept, que compreende tecnologia de topo de apoio à condução, cujo objetivo é reduzir o risco de acidentes e de danos para o condutor, veículos circundantes e peões.

Transversais a todos os eixos da política de sustentabilidade da Mazda, a melhoria contínua dos seus produtos e serviços, e o reforço ou estabelecimento de novas parcerias para o desenvolvimento de soluções de conectividade, condução autónoma, serviços partilhados e eletrificação, são outros desígnios do construtor nipónico.

(Fotos: Mazda)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal