Mobilidade

Primeiro SUV híbrido plug-in da Mazda chama-se CX-60 e irá custar €53.750

Novo modelo da marca japonesa que chega este ano tem autonomia para mais de 60 quilómetros em modo elétrico
Texto

Depois de há cerca de um mês termos dado conta da estreia da Mazda nos híbridos plug-in com o CX-60 PHEV, chegou o momento em que a marca revelou o modelo na sua totalidade e partilhou mais detalhes sobre a mecânica e o equipamento.

Ao nível estético, como é típico da Mazda, o novo SUV incorpora inúmeros conceitos de origem japonesa, tanto no exterior como no interior. A partir de fora, o design “Kodo” confere ao modelo linhas bem vincadas (como nos arcos das rodas) e uma postura atlética, marcado por um capô de grandes dimensões.

No interior, a Mazda introduz o conceito “Kaichou”, que se caracteriza por ser um elemento de rutura que mistura diferentes materiais e texturas, como a madeira de plátano, o couro napa, os têxteis trabalhados e os detalhes cromados.

A arte de encadernação “Musubu” serviu de inspiração para as detalhadas costuras do painel de instrumentos.

Para mover aquele que a marca japonesa considera o “modelo de maior importância introduzido desde há mais de uma década”, foi escolhido o bloco a gasolina de quatro cilindros Skyactiv-G 2.5, em combinação com um motor elétrico de 100 kW, alimentado por uma bateria de 17,8 kWh.

Com esta solução híbrida, a Mazda assegura que o CX-60 PHEV pode fazer até 63 km em modo totalmente elétrico, desde que não seja ultrapassada a velocidade de 100 km/h.

E, tal como a marca havia prometido, a potência total do CX-60 PHEV supera os 300 cv – são exatamente 327 cv/ 241 kW – com o binário a situar-se nos 500 Nm, valores que fazem deste o Mazda de produção em série mais potente de sempre.

Quanto às prestações, o SUV híbrido plug-in que estreia uma nova plataforma exclusiva do construtor japonês, faz a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos.

Sobre a tecnologia que poderemos encontrar neste novo modelo, destaque para o “Driver Personalisation System”, o qual reconhece o ocupante do banco do condutor e ajusta automaticamente o ambiente em seu redor.

O Mazda CX-60 PHEV chega ao nosso país em setembro. À AWAY, a Mazda Motor de Portugal adiantou que os valores de comercialização deverão começar nos 53.750 €, embora os valores finais estejam dependentes de dados da homologação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos