Mobilidade

Empresa de logística vai ter camiões a hidrogénio para entregas na Alemanha

Dachser vai ter dois pesados a hidrogénio com autonomia de 250 e 400 quilómetros a operar a partir de 2023
Texto
Dachser vai ter camiões a hidrogénio na sua frota
Dachser vai ter camiões a hidrogénio na sua frota

A empresa de distribuição e logística Dachser vai passar a contar com dois veículos pesados de mercadorias equipados com célula de combustível de hidrogénio. Os veículos serão integrados na frota da empresa alemã em 2023, em dois momentos distintos.

O projeto de integração de pesados alimentados a hidrogénio na frota da Dachser arranca no início do próximo ano, altura em que a empresa colocará em operação, na Alemanha, um Hyundai Xcient com célula de combustível. Tem um peso total admissível de 27 toneladas e espaço para 18 paletes.

O camião da marca coreana será conduzido por motoristas profissionais da Dachser em regime de dois turnos, já que o mesmo oferece uma autonomia de 400 quilómetros. De referir que os motoristas em questão já estão a receber formação específica para ficarem habilitados a extrair a máxima eficiência daquele veículo.

No período diurno o Hyundai Xcient será utilizado na sua configuração original e fará distribuição de mercadorias na região Magdeburg, ao passo que à noite irá operar com um atrelado acoplado na região de Berlim. A Dachser assegura o reabastecimento de hidrogénio através de pontos colocados nas instalações que detém em ambos os locais.

Em meados de 2023, a empresa de distribuição e logística passará a ter em operação um novo FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle), destinado à região de Hamburgo. O modelo em questão é um Bluepower 1938 FCEV da Enginius (adaptado de um modelo Mercedes-Benz), com um peso total admissível de 19 toneladas e capacidade para transportar até 18 paletes.

Este camião tem uma autonomia de 250 quilómetros (mais reserva) e, por ser alimentado a hidrogénio, tal como o modelo referido acima, não emite CO2.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal