Mobilidade

Camiões fuel cell a hidrogénio vão chegar às estradas alemãs em 2023

Hidrogénio está a conquistar adeptos e agora empresas na Alemanha vão ter o Hyundai Xcient Fuel Cell na frota
Texto
Hyundai Xcient Xcient Fuel Cell
Hyundai Xcient Xcient Fuel Cell

Os camiões de mercadorias pesadas a hidrogénio da Hyundai Motor vão começar a operar na Alemanha. Ao todo são 27 Hyundai Xcient Fuel Cell que vão incorporar a frota de sete empresas de logística, indústria e retalho.

As empresas que estão a adquirir os camiões a hidrogénio vão usufruir de um financiamento por parte do governo, criado em 2021 para veículos elétricos a bateria, hidrogénio e híbridos que ajudem a reduzir as emissões de CO2.

Os 27 camiões Xcient Fuel Cell vão ser entregues até à segunda metade de 2023.

Estas não vão ser as primeiras unidades a chegar à Europa. Na Suíça há 47 Xcient Fuel Cell a operar desde 2020, sendo que até à data já percorreram mais de 4 milhões de quilómetros ao serviço de 45 cliente e 23 marcas.

Este modelo, que é apresentado pela empresa como o primeiro camião pesado de mercadorias a hidrogénio a ser produzido em massa, está equipado com um sistema de pilhas de combustível de 190 kW e tem um motor de 350 kW. Com sete tanques de hidrogénio, tem capacidade de armazenamento para 31 kg, o que lhe garante uma autonomia de cerca de 400 quilómetros.

O Xcient Fuel Cell foi criado como parte dos planos da Hyundai Motor para expandir o hidrogénio associada a veículos comerciais.

Em maio, a empresa aproveitou o certame ACT Expo 2022 para falar sobre os planos relativos ao hidrogénio e explicou que acredita que este é uma solução prática para descarbonizar o setor de veículos comerciais.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente