Atualidade

Greve de comboios dura 8 dias. Só há serviços mínimos a 10 de março

Maquinistas da CP estão em greve de 10 a 17 de março e são esperadas perturbações com especial impacto esta sexta-feira
Texto
Comboio CP (foto: Armando Franca/AP)
Comboio CP (foto: Armando Franca/AP)

Se andas de comboio, prepara-te para mais uma semana com perturbações na CP – Comboios de Portugal. Os maquinistas vão estar em greve de 10 a 17 de março e o maior impacto vai sentir-se na sexta-feira, dia 10. Ainda assim, há boas notícias. Desta vez, foram decretados serviços mínimos.

A 10 de março, a greve será de 24 horas e, nos restantes dias até 17 de março, os maquinistas não irão realizar serviços que durem mais de 7h30. De acordo com a CP, nesses dias, será realizada a maioria dos serviços regulares, com apenas alguns comboios a serem suprimidos.

No site, é possível consultar a previsão de que comboios não irão circular de 11 a 17 de março. Ainda assim, a empresa alerta que poderão haver mais supressões.

Apenas foram decretados serviços mínimos para sexta-feira, 10 de março. No site da CP, é possível ver que comboios irão circular nos vários serviços (Alfa Pendular e Intercidades, urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra e Regionais e InterRegionais).

Greve de comboios - AWAY
Greves têm parado centenas de comboio desde o início do ano (foto: Francisco Seco/AP)

A empresa de transportes salienta que os clientes que já tenham comprado bilhete para o Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, poderão trocá-lo gratuitamente por outro ou receber o reembolso no valor total até dez dias após terminada a greve.

Esta nova greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ). Os maquinistas contestam os aumentos salariais propostos pela CP e questões específicas da sua categoria profissional, como condições de trabalho e o cumprimento do acordo de empresa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal