Mobilidade

Comboios: linhas férreas inspecionadas com recurso a drones

Novo projeto estuda hipótese de se usarem drones para recolher informação sobre estado das infraestruturas ferroviárias
Texto
Drones inspecionam linhas férreas (foto: Kal Visuals/Unsplash)
Drones inspecionam linhas férreas (foto: Kal Visuals/Unsplash)

Há um drone a ajudar a inspecionar as linhas de comboio em Portugal e, em breve, estas máquinas não tripuladas poderão vir a ser grandes aliadas das equipas da Infraestruturas de Portugal (IP) na hora de ver o estado das vias e catenárias do transporte ferroviário.

Um acordo de colaboração estabelecido entre a IP, a Universidade de Coimbra e a Aeroprotechnik, uma empresa especializada em inspeções aéreas, realizado em novembro de 2022 levou a que fossem agora feitos os primeiros voos de drones na Estação da Pampilhosa.

Drone inspeciona linhas - AWAY
Imagem recolhida pelo drone (foto: IP)

Esta parceria entre as três entidades tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto de investigação e desenvolvimento relacionado com a utilização de veículos aéreos não tripulados (VANT), ou drones, para a inspeção das infraestruturas de via e catenária.

Com este projeto, pretende-se identificar de forma mais rápida e fácil possíveis defeitos nas infraestruturas através de imagens recolhidas por VANT e processadas por ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Desta forma, são gerados alertas sobre o estado da infraestrutura ferroviária, permitindo a programação das intervenções da IP.

Drones usados em projeto - AWAY
Projeto utiliza drones para analisar infraestruturas (foto: Ricardo Gomes Angel/Unsplash)

A primeira fase de recolha de dados com os drones usou duas tecnologias para a recolha de imagens: câmaras de alta resolução para identificar anomalias nas ferrovias e câmaras térmicas para detetar pontos de alta impedância na catenária.

Numa próxima recolha de informação, a IP explica que será utilizada uma câmara LIDAR (Light Detection and Raging).

Os dados recolhidos vão ser alvo de análises semimanuais para que se estude a viabilidade de desenvolvimento de vários casos de estudo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias