Se costumas deslocar-te de comboio, tem atenção porque há greves. Os trabalhadores da CP – Comboios de Portugal vão estar em greve esta sexta-feira, dia 28 de junho, assim como entre 27 de junho e 14 de julho. A paralisação de sexta-feira conta com serviços mínimos.
A greve de dia 28 de junho abrange todos os trabalhadores e vai decorrer durante todo o dia, salvaguardando “as situações de entrada antes das 00h e das saídas após as 24h desse dia”, cita a Lusa. Por isso, preveem-se perturbações na circulação, com especial impacto no dia 28 de junho e dias anterior e seguinte, refere a CP no seu site.
Para os dias 27, 28 e 29 de junho foram definidos serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral. Podes consultar os comboios que vão circular aqui.
A CP alerta que a greve poderá também afetar a circulação do Comboio Histórico do Douro.
Para quem já adquiriu bilhetes para comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, a CP permite que seja feito reembolso ou a troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe.
Os trabalhadores da CP estarão em greve na sexta-feira para reivindicar a valorização das suas carreiras, segundo um documento subscrito por mais de 10 organizações sindicais. As estruturas sindicais entendem que as propostas da administração da CP não respondem à necessidade de valorização das carreiras de todos os trabalhadores da empresa.
A greve que decorre entre os dias 27 de junho e 14 de julho foi convocada pelo sindicato SMAQ e a paralisação de 28 de junho foi convocada pelos sindicatos ASCEF, ASSIFECO, FETCOP, SINAFE, SINDEFER, SINFA, SINFB, SIOFA, SNAQ, SNTSF e STF.