Sustentabilidade

Queres ver o impacto das alterações climáticas? O Google mostra

Timelapse, no Google Earth, permite ver a evolução de várias zonas do mundo ao longo de quase 40 anos
Texto
Planeta Terra (Foto: NASA/Unsplash)
Planeta Terra (Foto: NASA/Unsplash)

Sabes como é que o aquecimento global afetou as paisagens pelo mundo nos últimos 40 anos? O Google Earth tem uma ferramenta que permite ver as mudanças ao longo do tempo. Chama-se Timelapse e foi agora atualizado com novas imagens de 2021 e 2022.

As alterações climáticas são um tema que está na ordem do dia e, em Portugal, as pesquisas sobre este assunto aumentaram 150% em 2022 face a 2021. Desta forma, e para mostrar o impacto do fenómeno, a Google permite que as pessoas testemunhem as mudanças no planeta de 1984 a 2022.

O Timelapse, como se chama, tem um mapa interativo 4D feito a partir de milhões de fotos de satélite e mostra todas as zonas do mundo.

É um vídeo em forma de viagem no tempo que mostra evidências das mudanças climáticas, com imagens que vão das mudanças nos rios na floresta amazónia em Pucallpa, no Peru, às diferenças nas paisagens da Floresta Nacional de Lassen, na Califórnia, provocadas pelos incêndios.

Além disso, é possível aceder a uma biblioteca com mais de 800 vídeos Timelapse de mais de 300 locais. De Portugal, apenas surge a Serra da Estrela e podes ver o vídeo acima.

O Timelapse, no Google Earth, tem por base dados abertos e acessíveis através da NASA e do programa Landsat do United States Geological Survey’s e do programa Copernicus da União Europeia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal