Fantástico

Palhinhas de plástico são más para o ambiente. Alternativa pode ser o gelo

Ice Guys criaram molde especial para fazer palhinhas de gelo que, além de mais sustentáveis, refrigeram as bebidas
Texto
Palhinhas de gelo dos Ice Guys (Foto: captura)
Palhinhas de gelo dos Ice Guys (Foto: captura)

Nos últimos anos, as palhinhas de plástico têm-se tornado aquele elemento a abolir rapidamente. São usadas apenas por alguns minutos e, tirando algumas exceções, são dispensáveis. No entanto, por serem de plástico, facilmente acabam perdidas no ambiente, prejudicando a vida animal e demorando décadas a decompor-se.

As palhinhas de plástico começaram a ser banidas na União Europeia e no Canadá e, para quem não passa sem beber a sua bebida com palhinha, surgiram várias alternativas mais sustentáveis em aço inoxidável, vidro, silicone ou papel.

Palhinha de gelo - AWAY
Ice Straws podem ser feitas com qualquer líquido

Mas parece que ainda havia uma opção por explorar no campo das palhinhas, o gelo.

As Ice Straws – que em português significa literalmente palhinhas de gelo – são uma criação dos Ice Guys, um grupo de inovadores dos Estados Unidos, Europa e Ásia, que desenvolveram moldes em silicone para fazer palhinhas em casa.

Água – ou outro líquido como café ou sumo -, um molde e um congelador são os únicos três elementos necessários para criar as Ice Straws. Depois de irem para o frio, ficam prontas em, no máximo, 60 minutos.

De acordo com os Ice Guys, a palhinha de gelo vai durar tempo suficiente para que se consiga consumir a bebida. Quando utilizada em bebidas frias e em dias de não muito calor, poderá durar cinco minutos ou mais. Mas se a temperatura estiver quente, diga-se mais de 30 ºC, poderás ter apenas três minutos para beber antes de ficares sem palhinha.

Este projeto está no Kickstarter e poderá tornar-se uma realidade em breve já que já foi angariado o valor pedido – 5 mil dólares ou 4,7 mil euros.

Moldes para palhinhas de gelo - AWAY
Moldes para palhinhas de gelo

Já estão planeados três moldes diferentes: um mais baixo, para cocktails, um dito normal e um com um buraco maior para a bebida asiática Boba. Por enquanto, estão disponíveis a partir de 19 dólares (17,8 euros), mas quando a campanha de financiamento terminar, o valor irá subir para 49 dólares (45,9 euros).

As primeiras entregas das Ice Straws estão programadas para maio de 2023.

(Fotos: Captura)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Europa bate recorde de produção de energia eólica e solar
Preço dos combustíveis com forte descida na próxima semana
Radares da PSP para o mês de fevereiro: onde vão estar em todo o país