Fantástico

Primeiro hipercarro da renascida Bertone alimentado a resíduos de plástico

GB110 comemora os 110 anos da marca italiana e terá 1100 cv de potência. Só vão ser produzidas 33 unidades
Texto

O conhecido desenhador e construtor de automóveis Bertone vai lançar um hiperdesportivo alimentado com combustível feito a partir de resíduos de plástico. O modelo vai chamar-se GB110 em alusão aos 110 anos que a marca comemora.

Fundada em 1912, a Bertone tem agora novos proprietários – Mauro and Jean-Franck Ricci. São eles os responsáveis pelo ressurgimento da casa italiana de onde saíram os desenhos de automóveis tão icónicos como o Lamborghini Countach, mas que agora se quer projetar para o futuro.

Bertone GB110 - AWAY
Bertone GB110

O GB110 é apresentado como o primeiro de uma série de hipercarros de edição limitada que a Bertone vai lançar e o responsável pelo virar de página na história da marca. Um modelo que irá ultrapassar os 380 km/h de velocidade máxima e do qual vão ser produzidas apenas 33 unidades.

De linhas marcadamente desportivas e preparado para oferecer aos seus exclusivos proprietários uma boa dose de emoções fortes, o GB110 foge ao convencional da indústria automóvel essencialmente pelo tipo de combustível com que é alimentado.

Bertone GB110 - AWAY
Bertone GB110

O seu potente motor de 1100 cv vai beneficiar da parceria estabelecida entre a Bertone e a Select Fuel, empresa que desenvolveu e patenteou uma tecnologia para converter resíduos de policarbonato em combustível. Será, pois, esta a fonte de energia que irá mover o GB110, modelo cuja data de lançamento ainda não é conhecida.

Em comunicado, Jean-Franck Ricci, CEO da Bertone, salienta que “a despoluição exigirá soluções diferentes com combinações de tecnologias” e que “os resíduos de plástico precisam de ser tratados como um recurso valioso”.

Com sede no estado do Nevada, a americana Select Fuel está desenvolver combustíveis a partir de resíduos de plástico que podem ser usados na aeronáutica, em veículos pesados e até na competição automóvel.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias