Fantástico

Nova plataforma elétrica da Hyundai transporta o que quiseres de forma segura

Chama-se MobED e é uma nova plataforma de mobilidade da Hyundai que pode ser adaptada a uma quantidade quase infinita de funções
Texto
Hyundai MobED
Hyundai MobED

O Hyundai Motor Group acaba de nos revelar uma nova plataforma robotizada, sendo esta uma nova solução de mobilidade para uma enorme quantidade de funções. A sua apresentação oficial está agendada para a próxima edição do CES, já no início do próximo ano, mas a Hyundai já revelou muitos dos detalhes deste seu novo MobED (Mobile Eccentric Droid).

Com apenas quatro rodas unidas por uma plataforma de formato plano e retangular, o novo MobED da Hyundai conta com três motores elétricos em cada uma das suas rodas, destinados ao seu movimento, ao ângulo de viragem, mas também ao movimento vertical e longitudinal de cada uma delas.

Esta precisão de movimentos faz com que o MobED tenha uma estabilidade quase perfeita, independentemente do piso por que circule.

Nas imagens divulgadas, é possível ver a solução a ser usada como suporte para um monitor e também transportar um ovo de bebé. Em outra das imagens, o MobED prova que consegue subir uma rampa com diversos copos em equilíbrio e sem entornar uma única gota.

Todas as rodas são equipadas com pneus pneumáticos com 12 polegadas de diâmetro e conseguem subir e descer de uma forma independente, com o objetivo de compensar qualquer irregularidade ou inclinação do piso. Além disso, as quatro rodas conseguem virar de forma independente, deixando o MobED deslocar-se em qualquer direção ou virar para qualquer ângulo e até rodar sobre si mesmo.

Entre as mais variadas soluções, são apontadas as suas virtudes em ambientes como os das filmagens, por exemplo, onde é muitas vezes desejada uma estabilidade perfeita para conseguir captar o ângulo desejado da melhor forma possível. Mas este novo MobED também pode ser usado para transportar pessoas com dificuldades de locomoção, adaptando a sua estrutura conforme for desejado.

Com 67 cm de comprimento, 60 de largura e 22 de altura, o MobED é bastante compacto e tem um peso em torno dos 50 kg. Em termos de velocidade, tanto se pode deslocar de forma mais lenta quando em ambientes mais complexos, como pode atingir os 30 km/h. A bateria de 2 kWh é suficiente para cerca de quatro horas de utilização.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal