Fantástico

Astro é o novo robô para utilização doméstica lançado pela Amazon

Move-se de forma autónoma e está preparado para patrulhar a casa e fornecer imagens em tempo real para o smartphone do utilizador
PUB

Astro, assim se chama o novo robô para uso doméstico que a Amazon acaba de lançar e que promete ser o grande aliado das famílias em muitas das tarefas do dia-a-dia. Com um design minimalista e dimensões compactas, o novo gadget da empresa americana faz uso das suas rodas, câmaras e ecrã para oferecer uma série de serviços e comodidades, mesmo quando não está ninguém em casa.

A capacidade de se movimentar autonomamente e de se adaptar de forma instantânea a situações inesperadas ao longo do seu percurso (uma peça de mobiliário que foi deslocada, ou um animal de estimação que se atravessa à sua frente) é um dos seus grandes trunfos. Dessa forma está preparado para monitorizar toda a casa (só não pode subir e descer degraus) e transmitir (e gravar) imagens em direto para uma aplicação no smartphone, ou até mesmo emitir um alerta caso detete a presença de alguém não reconhecido.

PUB

Os sensores que o equipam permitem monitorizar uma série de acontecimentos, como o alarme de um detetor de fumo ou um vidro que se parta. E com a câmara instalada num periscópio, o utilizador pode verificar, à distância, algo num plano mais elevado, como o conteúdo da sua dispensa antes de chegar a casa para fazer o jantar.

PUB
PUB

Outro dos seus argumentos é a disponibilização do novo serviço Alexa Together, com o qual é possível solicitar assistência urgente 24 horas por dia, em modo mãos-livres. Já o serviço Alexa tradicional, presente em diferentes produtos da Amazon, permite ao Astro controlar outros dispositivos eletrónicos e fornecer conteúdos de entretenimento e informação, com a vantagem de o poder seguir pela casa enquanto o faz.

Se estas funcionalidades do Astro ainda não o convenceram, fique a saber que o pequeno robô doméstico tem também um pequeno compartimento na zona posterior, que permite levar objetos de uma divisão para a outra sem o mínimo esforço. O Astro será comercializado nos Estados Unidos até ao final do ano, com um preço de lançamento de 999,99 dólares. Mais tarde o seu custo passará para 1449,99 dólares. Não há ainda informações sobre quando será lançado na Europa.

Continuar a ler
Home
Cidades
Conhece aqui o vencedor do Prémio Gulbenkian para a Humanidade
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2