Mobilidade

Hyundai apresenta o protótipo Seven, um SUV elétrico, da submarca Ioniq

O concept do construtor coreano, está preparado para condução autónoma e integra soluções que privilegiam a habitabilidade e a modularidade do espaço interior
Texto

A Hyundai revelou no salão americano AutoMobility LA o novo protótipo Seven, um SUV elétrico (ou SUEV, como a própria o categoriza), que o construtor integra na sua submarca IONIQ. Concebido sob a plataforma exclusiva para veículos elétricos da Hyundai, designada (E-GMP), o modelo apresenta linhas ultra futuristas e uma longa distância entre eixos (3200 mm), como forma de privilegiar a habitabilidade e o conforto a bordo.

No exterior sobressai o design que pretende ser uma rutura clara com os SUV atualmente disponíveis no mercado. De linhas minimalistas, o Hyundai IONIQ Seven apresenta-se, ainda assim, com uma postura que transmite robustez, como se pretende de um veículo com características de SUV.

Como já tem acontecido com outras propostas de índole futurista da Hyundai, o novo concept Seven integra as óticas “Parametric Pixel” da IONIQ, as quais produzem uma sequência de luz de boas-vindas quando o veículo é ligado.

No interior a prioridade foi para a inovação do espaço, por forma a oferecer aos ocupantes múltiplas possibilidades de utilização. Ao dotar o Seven de um piso totalmente plano e de portas sem pilares, o que amplia a área de acesso, a equipa que concebeu este protótipo aproveitou para explorar uma alternativa aos bancos tradicionais.

Os bancos que equipam o Seven, mais parecidos com cadeirões de sala de estar, têm função giratória e até já estão preparados para a condução autónoma, pois mesmo o banco do condutor pode voltar-se para trás.

O amplo teto panorâmico é mais um elemento a contribuir para uma sensação de espaço amplo, com a particularidade de integrar uma tela capaz de exibir conteúdos ou mudar a atmosfera geral do interior, de acordo com as preferências dos passageiros. Destaque ainda para o mini frigorífico embutido, que garante bebidas frescas, e para os compartimentos para sapatos com sistema de higienização.

Para além da motorização elétrica, o Seven revela outras preocupações ao nível da sustentabilidade ambiental, pois incorpora vários materiais ecológicos, como o gesso mineral e a madeira de bambu, e até a pintura exterior é de origem biológica.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano