Mobilidade

Hyundai apresenta o protótipo Seven, um SUV elétrico, da submarca Ioniq

O concept do construtor coreano, está preparado para condução autónoma e integra soluções que privilegiam a habitabilidade e a modularidade do espaço interior
PUB

A Hyundai revelou no salão americano AutoMobility LA o novo protótipo Seven, um SUV elétrico (ou SUEV, como a própria o categoriza), que o construtor integra na sua submarca IONIQ. Concebido sob a plataforma exclusiva para veículos elétricos da Hyundai, designada (E-GMP), o modelo apresenta linhas ultra futuristas e uma longa distância entre eixos (3200 mm), como forma de privilegiar a habitabilidade e o conforto a bordo.

No exterior sobressai o design que pretende ser uma rutura clara com os SUV atualmente disponíveis no mercado. De linhas minimalistas, o Hyundai IONIQ Seven apresenta-se, ainda assim, com uma postura que transmite robustez, como se pretende de um veículo com características de SUV.

PUB

Como já tem acontecido com outras propostas de índole futurista da Hyundai, o novo concept Seven integra as óticas “Parametric Pixel” da IONIQ, as quais produzem uma sequência de luz de boas-vindas quando o veículo é ligado.

PUB

No interior a prioridade foi para a inovação do espaço, por forma a oferecer aos ocupantes múltiplas possibilidades de utilização. Ao dotar o Seven de um piso totalmente plano e de portas sem pilares, o que amplia a área de acesso, a equipa que concebeu este protótipo aproveitou para explorar uma alternativa aos bancos tradicionais.

PUB

Os bancos que equipam o Seven, mais parecidos com cadeirões de sala de estar, têm função giratória e até já estão preparados para a condução autónoma, pois mesmo o banco do condutor pode voltar-se para trás.

O amplo teto panorâmico é mais um elemento a contribuir para uma sensação de espaço amplo, com a particularidade de integrar uma tela capaz de exibir conteúdos ou mudar a atmosfera geral do interior, de acordo com as preferências dos passageiros. Destaque ainda para o mini frigorífico embutido, que garante bebidas frescas, e para os compartimentos para sapatos com sistema de higienização.

Para além da motorização elétrica, o Seven revela outras preocupações ao nível da sustentabilidade ambiental, pois incorpora vários materiais ecológicos, como o gesso mineral e a madeira de bambu, e até a pintura exterior é de origem biológica.

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: O Renault 4L do futuro é elétrico e voa!
Away
Biocombustíveis: depois do milho e girassol, agora os insetos
Energia
Gasolina desce e gasóleo sobe, na próxima semana