Evasão

Aldeia monumento nacional de Sistelo recebeu a ecovia do rio Vez

Passadiço que circunda a aldeia foi inaugurado a 12 de abril e faz parte dos 34 quilómetros da ecovia do rio Vez
Texto
Ecovia do rio Vez chegou a aldeia de Sistelo (Marta Arias López/Flickr)
Ecovia do rio Vez chegou a aldeia de Sistelo (Marta Arias López/Flickr)

A ecovia do rio Vez, em Arcos de Valdevez, chegou à aldeia monumento nacional de Sistelo este mês. Foi no dia 12 de abril que os últimos 500 metros do passadiço que circundam a aldeia, conhecido como o pequeno Tibete português, foram inaugurados.

À Lusa, o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, explicou que não pretendem para por aqui e que o objetivo é prolongar os trilhos em Padrão e Porto Cova.

O troço batizado de Veigas de Sistelo custou 70 mil euros e faz parte da ecovia do rio Vez, iniciada em 2013 e orçada em mais de um milhão de euros. Esta ecovia parte de Padreiro e tem uma extensão total de 34 quilómetros, desenvolvendo-se ao longo de três troços com aproximadamente 10 quilómetros cada.

A construção da ecovia faz parte dos investimentos na valorização da zona que já começaram há vários anos, mas que ganharam mais força em 2017, com a classificação, pelo Governo, da paisagem cultura da aldeia do Sistelo como monumento nacional.

Em 2019, foi criada uma Área de Reabilitação Urbana (ARU) para a aldeia de Sistelo, incluindo os lugares de Igreja, Padrão e Porto Cova, algo que atraiu os privados depois de um investimento público superior a um milhão de euros.

No futuro, estão previstos investimentos na requalificação do espaço público e do património, entre eles a recuperação da antiga escola primária de Padrão para centro de divulgação de paisagem cultural ou a requalificação dos miradouros de Estrica, Souto e Portela.

(Fotos: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal