Evasão

32 km de novos percursos pedestres e cicláveis em Álcacer do Sal

Rede é composta por sete trilhos e tem como objetivo impulsionar o turismo e valorizar património da zona
Texto
Alentejo
Alentejo

Alcácer do Sal vai ter uma nova rede de percursos pedestres e cicláveis com um total de 32 quilómetros. Os novos percursos encontram-se na freguesia de Torrão e pretendem valorizar o património natural e histórico da zona.

A criação dos novos percursos implicou um investimento de cerca de 100 mil euros. Faz parte do projeto “Por Terra de Bernardim”, apresentado pela Junta de Freguesia de Torrão, em 2020, e financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR). Este projeto pretende ajudar a preservar, conservar e valorizar a identidade do território.

A rede é composta por sete trilhos, cada um com uma temática associada: “Trilho do Pego do Moirão”, “Trilho da Ermida”, “Viagem à Outra Margem”, “Trilho do Montado”, “Trilho da Várzea de Rio de Moinhos”, “Do Xarrama ao Sado” e ainda um circuito pela vila alentejana.

Os trilhos vão estar abertos ao público durante todo o ano e permitem conhecer a fauna e flora da freguesia, assim como apreciar os arrozais, o património histórico e a gastronomia da zona.

Tendo também em mente a sustentabilidade, toda a sinalética direcional informativa e interpretativa ao longo dos percursos foi criada com recurso a materiais reciclados.

Ainda no âmbito do projeto “Por Terras de Bernardim”, está prevista a criação do Centro de Apoio ao Turista, assim como a conclusão do “Fórum Saber +”, ação que será desenvolvida com a Universidade Sénior do Torrão.

Em declarações à Lusa, o presidente da Junta de Freguesia, Hélder Montinho, referiu que a nova oferta tem como objetivo desenvolver o turismo da freguesia do interior de Alcácer do Sal.

(Fotos: Paulo Valdivieso/Flickr e A. Pantazis e F. Gonzalez/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente