Energia

Será que os veículos da Tesla podem carregar a rede elétrica?

Universidade na Austrália quer perceber se os VE podem ser fonte de energia limpa e funcionar como baterias com rodas
Texto
Universidade de Queensland estuda bateria dos Tesla
Universidade de Queensland estuda bateria dos Tesla

Nos últimos anos, o número de pessoas a trocar os seus carros com motores de combustão por elétricos tem aumentado significativamente. Com cada vez mais veículos elétricos (VE) nas estradas, cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, querem perceber como é que se podem usar as baterias destes carros como fonte de energias limpas, de forma a que possam auxiliar a rede energética.

De acordo com os investigadores australianos, grande parte dos EV  apenas utilizam 12 por cento da autonomia diária de 400 km. Dessa forma, pode ser possível armazenar e exportar energia do carro para a rede utilizando carregadores V2G (vehicle to grid).

 

Para testar a hipótese, a Universidade de Queensland, em parceria com a plataforma Teslascope,vai recrutar 500 donos de carros Tesla da Austrália, Estados Unidos, Canadá, Noruega, Suécia, Alemanha e Grã-Bretanha e vai analisar a capacidade extra da bateria de forma a perceber até que ponto é viável utilizar os EV como baterias com rodas. A recolha de dados será feita através do software do Tesla.

Ao utilizar a tecnologia V2G, é possível transferir energia da rede para o veículo e vice-versa, o que, no futuro, poderá permitir que os proprietários vendam energia para a rede ou até que transferiam energia para as suas casas.

(Fotos: cortesia Tesla Inc.)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal