Os proprietários de automóveis Tesla vão passar a dispor de uma funcionalidade que lhes permite ver o seu veículo e o ambiente circundante, em tempo real, a partir de um smartphone. Na verdade, esta funcionalidade já existia e já foi, inclusivamente, responsável pela detenção de pessoas que tentaram assaltar um automóvel da marca americana. Contudo, os proprietários não tinham, até agora, acesso às imagens.
“Sentry Mode” (Modo Sentinela), assim se chama a nova funcionalidade, passa a estar disponível através de uma atualização de software na aplicação Tesla, exclusivamente para dispositivos móveis com sistema operativo iOS.
Trata-se de um sistema de vigilância integrado que utiliza uma câmara 360 para registar atos de vandalismo e quaisquer tentativas de arrombamento.
“Agora pode ver remotamente o ambiente ao redor do seu carro quando este se encontra estacionado e, assim, confirmar que tudo está em segurança antes de regressar ao mesmo”, explicou a Tesla em comunicado.
"A “live camera” é encriptada de ponta a ponta e não pode ser acedida pela Tesla”, acrescentou o fabricante de veículos elétricos.
A funcionalidade “Sentry Mode” está integrada num serviço de subscrição premium, no mercado norte-americano, com um custo de 10 dólares mensais, o qual oferece também o acesso a mapas de satélite e à visualização do tráfego em tempo real, bem como “media streaming” e navegação na internet.
Até ao momento ainda não há informação da disponibilização oficial para o mercado nacional.