Atualidade

Toyota Lunar Cruiser pronto para explorar a Lua em 2029

Para ir da Terra à Lua e vice-versa a Toyota está a preparar um verdadeiro todo-o-terreno lunar
Texto

A Toyota está a colaborar com a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) para desenvolver o Lunar Cruiser um veículo de exploração lunar que poderá estar pronto para explorar a Lua dentro de seis anos.

Parte do Programa Artemis, que junta a JAXA, NASA (National Aeronautics and Space Administration) e empresas como a Toyota ou Mitsubishi Heavy Industries (MHI), o Toyota Lunar Cruiser pode ser visto como um verdadeiro todo-o-terreno lunar com capacidade para ser tripulado ou comandado à distância

O lançamento do Lunar Cruiser poderá ocorrer em 2029 e dará um novo impulso à exploração espacial nipónica, com um veículo capaz de operar sob as condições mais extremas e adversas.

O Toyota Lunar Cruiser irá integrar a pilha de combustível regenerativa (RCF) da Toyota e pretende contribuir para desenvolver conhecimento sobre sistemas circulares, água e hidrogénio na Lua, contribuindo para alcançar a neutralidade carbónica na Terra. A ideia da Toyota é que seja possível recolher dados que permitam auxiliar no desenvolvimento de soluções energéticas para aldeias remotas ou locais atingidos por catástrofes.

Toyota Lunar Cruiser em detalhe

As tecnologias que a Toyota está a projetar para as missões do Lunar Cruiser incluem, entre outras, prevenção de capotamento na superfície desconhecida da Lua, navegação por sinal de rádio, criação de rotas de direção seguras, controle de direção intuitivo, assistência de direção com display sobreposto e interior com capacidade para 2 a 4 tripulantes.

Este veículo espacial incorporará a Célula de Combustível Regenerativa (RFC) da Toyota para passar as noites lunares. Através da eletrólise da água, o sistema permitirá a produção de hidrogénio de alta eficiência utilizando a luz solar para fornecer energia durante a noite.

Os pneus do veículo, desenvolvidos pela Bridgestone Corporation, serão feitos de metal, pois a borracha seria inútil nas duras condições da lua.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade