Fantástico

Nissan apresenta protótipo de veículo lunar com tecnologia de EV

Novo rover utiliza tecnologia de controlo de rodas e-4ORCE, do crossover Ariya, para garantir melhor performance na lua
Texto

A Nissan apresentou o seu novo protótipo de veículo espacial lunar desenvolvido em parceria com a Agência Japonesa de Exploração Espacial (JAXA). Desde 2020 que a marca de automóveis japonesa tem trabalhado com a agência espacial para desenvolver tecnologia que permita controlo total e eficiente dos rovers lunares, essenciais para a exploração espacial.

Um rover lunar tem de conseguir atravessar terreno rochoso e irregular da Lua, ao mesmo tempo que faz um uso eficiente de energia, isto porque as fontes energéticas no espaço são muito limitadas. Como tal, o protótipo apresentado pela Nissan utiliza várias tecnologias já presentes nos veículos elétricos do fabricante de automóveis, entre elas, a tecnologia de controlo do motor e a de controlo de rodas, conhecida por e-4ORCE e já presente no novo crossover elétrico Ariya.

A e-4ORCE permite o controlo independente de cada roda, o que facilita as deslocações do Rover. Para além disso, a Nissan está a trabalhar num controlo de força de condução para facilitar a navegação do veículo lunar em areia, evitando que fique preso.

Ao trabalhar com a JAXA, com um extenso conhecimento em pesquisa de veículos espaciais, a Nissan contribui com o know-how, ao mesmo tempo que adquire novo conhecimento que possa aplicar na construção de novos carros para o consumidor.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias