Energia

Alemanha com um dos maiores sistemas de energia verde para navios da Europa

Siemens construirá dois sistemas que irão dar energia verde a navios atracados e que deverão ficar prontos até final de 2023
Texto
Porto de Kiel (Foto: K. Ali/Unsplash)
Porto de Kiel (Foto: K. Ali/Unsplash)

A Siemens AG foi a empresa escolhida pela Seehafen Kiel para construir mais dois sistemas de fornecimento de energia a partir de terra para navios, no porto de Kiel, na Alemanha. Estes sistemas fornecem a eletricidade necessária para os navios enquanto estes estão atracados.

A nova ligação elétrica será uma das maiores da Europa e será composta por dois sistemas de transmissão de energia em terra, um de 50 e 60 Hz para cruzeiros e ferries e outro de 50 Hz para ferries. Este projeto, que implicará um investimento de aproximadamente 17 milhões de euros, deverá ficar concluído no final de 2023. Irá permitir que seja possível fornecer energia sustentável a seis navios do tipo cruzeiro, cargueiro ou ferry, em simultâneo, no porto de Kiel.

A grande vantagem deste sistema é que permite aos navios utilizar energia da rede – que inclui uma grande componente de fontes renováveis –, em vez dos geradores a gasóleo instalados a bordo. Desta forma, consegue-se uma menor pegada ambiental, ao mesmo tempo que se reduz o ruído dos barcos.

O porto de Kiel tem estado focado em tornar-se neutro em carbono até 2030, e a expansão da infraestrutura de fornecimento de energia em terra é um dos projetos prioritários.

Anteriormente, a Siemens já tinha sido responsável pela construção de sistemas de fornecimento de energia em terra nos cais do Mar Báltico, da Escandinávia e da Noruega.

(Foto: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal