Mobilidade

10 Barcos elétricos vão chegar em breve ao Rio Tejo

Governo aprova investimento de €52,4 milhões da Transtejo para compra de 10 barcos elétricos
Texto
Novos barcos elétricos para a Transtejo/Softlusa
Novos barcos elétricos para a Transtejo/Softlusa

O Governo aprovou a despesa no âmbito do plano da renovação da frota da Transtejo que contempla a aquisição de 10 navios elétricos, num investimento de 52,4 milhões de euros, em linha com o visto prévio do Tribunal de Contas, relativo a esta operação.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Ministério do Ambiente e Ação Climática adiantou que se trata de investimento no âmbito do plano da renovação da frota da empresa Transtejo e diz respeito à aquisição de 10 navios elétricos aos estaleiros espanhóis Gondán.

Segundo sublinhou a empresa ainda em 2021, no âmbito deste processo, ficava concluído o processo legal que “antecede a concretização do projeto de renovação da frota de navios que irá, a partir de 2022, operar nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo e Seixal”, no distrito de Setúbal.

O concurso para a aquisição destes navios chegou a ser impugnado pelos Estaleiros de Peniche, um dos concorrentes, por considerarem que a solução vencedora “ambiental e economicamente mais prejudicial e com riscos de acidente elétrico”.

Os navios elétricos da Gondán

De acordo com a Transtejo, o investimento numa frota de navios ambientalmente sustentável, dotada de um sistema de propulsão 100% elétrico, com consumos energéticos inferiores às dos navios atuais e sem emissões de GEE vai ao encontro à estratégia nacional para a descarbonização.

Os 10 navios de propulsão elétrica serão especificamente concebidos pelos Estaleiros Gondán para as necessidades de operação da Transtejo, ou seja, serão resultado de um projeto de execução específico.

A propulsão dos navios será do tipo “Battery System”, baseado em acumuladores e motores elétricos, com capacidade suficiente de carga para permitir uma operação diária com carregamentos nos terminais.

A Godan tem vários projetos em navegação, como este "eco fast ferry"

A Transtejo assegura as ligações fluviais a Lisboa a partir de Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão.

(Fotos: Gondán e Transtejo)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente