Energia

Novas centrais solares da EDP abastecem 365 agências do Banco do Brasil

Projeto iniciado em 2020 ganha um novo impulso com a entrada em funcionamento de quatro novos parques solares
Texto
Parque solar (Foto: G. Medina/ Flickr)
Parque solar (Foto: G. Medina/ Flickr)

A EDP e o Banco do Brasil estão a desenvolver um projeto de energia solar que agora ganha uma nova dimensão, com o início de operação de quatro novas centrais solares fotovoltaicas, cuja capacidade instalada é de 23 MWp.

As novas centrais solares vão produzir energia verde que irá alimentar 365 agências do Banco do Brasil. Com este acordo, a instituição bancária passa a ter sete unidades de produção de energia solar, dando continuidade a um plano iniciado em 2020, ano em que, também em parceria com a EDP, foi inaugurado um projeto no Estado de Minas Gerais.

Um dos quatro novos parques solares está instalado no nordeste do Brasil, sendo este o primeiro do banco naquela região. A entrada em operação dos 6500 painéis solares aí instalados, capazes de gerar anualmente 8 GWh de energia elétrica, vai permitir fornecer energia limpa a cerca de 140 agências, que assim evitam a emissão de mil toneladas de dióxido de carbono.

Banco do Brasil - AWAY
Agência Banco do Brasil (Foto: J. Abroad_Flickr)

As restantes centrais estão instaladas nos Estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Em outubro deste ano, outras duas centrais já em funcionamento no âmbito da parceria entre a EDP e o Banco do Brasil, localizadas nos estados de Mina Gerais e do Pará, ultrapassaram a marca de 30 GWh de energia produzida, o que daria para abastecer uma cidade com 150 mil habitações durante um mês.

Em 2023 o Banco do Brasil conta inaugurar mais de 20 centrais fotovoltaicas, atualmente em construção, o que permitirá fornecer energia renovável a cerca de 1400 agências distribuídas pelo país.

Em nota de imprensa a EDP assegura que a construção dos novos parques solares vai gerar contrapartidas para as comunidades envolventes, tais como a plantação de árvores e a instalação de painéis solares em instituições sociais.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal