Fantástico

Há uma empresa que monta parques de energia solar em pouco mais de um mês

Tecnologia de energia solar inovadora permite à 5B montar 22 painéis fotovoltaicos em um dia
Texto

Muito se fala em acelerar a transição energética de forma a tornar o sol, o vento e a água as nossas fontes principais de energia verde. E porque não acelerar a transição tornando o processo de instalação de parques de energia renováveis mais rápido?

A 5B é uma empresa australiana que tem como objetivo instalar parques solares de forma eficiente, rápida e segura. E até agora, parece já ter conquistado um recorde. Pelo menos é o que afirma.

Painéis solares fotovoltaicas 5B - AWAY
Empresa 5B monta 1,1 MW de energia num dia

Graças à criação de uns painéis solares fotovoltaicos dobráveis de fácil instalação, os Maverick, a empresa conseguiu instalar 22 painéis com potência de 1,1 MW em apenas um dia.

Pode parecer pouco à primeira vista. No entanto, é importante ter aqui um outro dado. Este projeto em questão, o Andes IIB, em Atacama, no Chile, é composto por 219 painéis fotovoltaicos com capacidade total superior a 10 MW. Com o ritmo da 5B, na teoria, o projeto poderia ter ficado pronto em apenas dez dias.

Na verdade, acabou por demorar 43 dias. A 5B normalmente instala pouco mais de 1 MW de potência por semana com equipas de três pessoas. Ainda assim, o tempo de instalação foi relativamente curto tendo em consideração que, em média, para montar 2 MW de energia solar através de um método mais tradicional são necessários três meses.

Mas falemos um pouco mais da tecnologia Maverick da 5B. Esta solução de energia solar foi criada para ser instalada no chão. De acordo com a empresa, tem um bom custo-benefício, é segura e é de fácil instalação, adaptando-se a projetos industriais, comerciais, offgrid e de grande escala.

Painéis fotovoltaicos solares 5B - AWAY
Parque solar Happy Valley na Austrália

Cada 5B Maverick pode ter até 90 painéis solares de 540/550 W, tendo, neste caso, capacidade total de produção de 48,6 kW. Tem uma durabilidade igual à dos painéis solares tradicionais de entre 25 a 30 anos e é igualmente resistente ao tempo.

A 5B tem vindo a crescer com os seus painéis solares, tendo atualmente mais de 68 MW instalados em vários países do mundo, como no Chile, no Panamá e na Austrália.

(Fotos: 5B)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos