Energia

Maior parque solar de Portugal terá capacidade para alimentar 110 mil casas

Nova infraestrutura de produção de energia verde ficará localizada na Azambuja e estará dividida em dois complexos
Texto
Parque solar (Foto: A. Gucklhorn/ Unsplash)
Parque solar (Foto: A. Gucklhorn/ Unsplash)

Vai ser construído o maior parque solar em Portugal, na Herdade da Torre Bela, no concelho da Azambuja, anuncia a Neoen. Este grande parque terá uma capacidade total de 272 MWp e vai estar dividido em dois, sendo que terão ligação.

O Parque Solar Torre Bela terá uma capacidade de 68 MWp e será detido na totalidade pela Neoen, empresa de origem francesa produtora de energia renovável. Já o Parque Solar Rio Maior, com uma capacidade de 204 MWp, será detido em conjunto com a Aura Power, promotora global de projetos de energias renováveis.

Quando estes parques se encontrarem em funcionamento, é esperada uma produção de mais de 500 GWh de energia verde, o que corresponde ao consumo anual de 110 mil habitações.

Painéis solares - AWAY
Painéis solares (Foto: M. Kindler/ Unsplash)

Cerca de 80% da energia renovável produzida será comprada pelo governo português através de dois contratos de aquisição de energia com duração de 15 anos, com início previsto para 2025. A restante energia será vendida no mercado de eletricidade.

O parque solar na Herdade da Torre Bela será construído em lotes com uma dimensão média de 20 hectares, os quais serão separados por corredores verdes, com o objetivo de melhorar as ligações entre os quase 200 hectares de áreas de proteção da biodiversidade.

Os mais de 6000 sobreiros que serão mantidos neste espaço, juntamente com cortinas de arbustos, asseguram que os equipamentos solares se misturam com a paisagem circundante.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos