Energia

EDP vai investir mais de 300 milhões de euros em projeto de impacto social

Empresa energética anunciou programa de investimento global para impulsionar transição energética justa até 2030
Texto
EDP
EDP

Empenhada em acelerar a descarbonização e apostar em energias limpas no mundo inteiro, a EDP comprometeu-se a investir mais de 300 milhões de euros, até 2030, num programa global de investimento social para a promoção de uma transição energética justa.

Desta forma, a empresa energética espera ajudar a combater a pobreza energética, promover o acesso à energia e à eficiência energética e implementar soluções de acesso à energia solar e mobilidade elétrica.

Foi também anunciada uma nova marca global e transversal, a EDP Y.E.S. - Your Empower Society, que irá englobar os projetos de âmbito social desenvolvidos no grupo.

De acordo com a empresa energética, os investimentos serão feitos anualmente, num valor superior a 30 milhões de euros, através das fundações em Portugal, Espanha e Brasil, assim como das diferentes unidades de negócio.

A EDP também criou uma área de coordenação de impacto social que deverá analisar o impacto do grupo, ao mesmo tempo que define estratégias e coordena projetos de âmbito social.

Ações já anunciadas para 2022

No âmbito do novo programa, já foram anunciadas algumas ações para 2022, como o programa Futuro Ativo Sines que tem como objetivo a reconversão de centrais termoelétricas em centros de produção de energia verde. 

Também continua a aposta na promoção de energia solar em Portugal, Espanha e Brasil através da disponibilização de painéis fotovoltaicos a organizações não governamentais, famílias ou grupos mais

Com o objetivo de fazer chegar a energia limpa aos países em desenvolvimento, a EDP lançou a nova edição do Fundo A2E (Access to Energy) no dia 12 de abril, disponibilizando um montante global de um milhão de euros para apoiar projetos em Moçambique, Nigéria, Maláui, Angola e Ruanda.

As candidaturas podem ser feitas através do site da EDP até 16 de maio e os projetos selecionados terão acesso a um apoio de 50 mil a 150 mil euros.

(Fotos: EDP e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal