Para quem a eletricidade e a luz é um dado adquirido, é por vezes difícil imaginar que há zonas no planeta onde a energia elétrica não chega e em que ligar a luz não é simplesmente carregar no interruptor. Para ajudar as pessoas de três aldeias da região da Amazónia, no Brasil, a ter luz, a Fundação Ambiental e a Audi Brasil estão a apoiar a ONG Litro de Luz Brasil. O projeto levará luz a cerca de 100 famílias.
Esta iniciativa irá colocar postes de iluminação alimentados por painéis solares em zonas comuns das três povoações e forneces lâmpadas de mão também a energia solar às famílias. Desta forma, tornam os caminhos mais seguros à noite e ajudam os habitantes a estudar e a ler.
O objetivo é colaborar para melhorar a educação assim como a segurança nestas zonas remotas, onde a eletricidade não chega.
A instalação dos postes está prevista para o segundo trimestre de 2022 e está a cargo da associação Litro de Luz Brasil, que será apoiada pelos habitantes das aldeias. No final do projeto, será feito um inquérito para que se possa perceber qual foi o impacto da iniciativa nas comunidades.
Os postes de iluminação, assim como os candeeiros de mão utilizados pela Litro de Luz Brasil são feitos a partir de garrafas de plástico e tubos de PVC que são depois complementados por painéis solares, baterias recarregáveis e lâmpadas LED para que possam funcionar.
A parceria da Audi com a fundação Litro de Luz Brasil começou em 2021 quando a fundadora da organização, Laís Higashi, recebeu uma bolsa da Fundação Ambiental Audia na Young World Summit.
(Fotos: divulgação Audi)