Energia

EDP reforça aposta na energia solar com aquisição de empresa na Polónia

Com a aquisição da Soon Energy a EDP expande em cinco vezes a presença no mercado polaco de energia solar
Texto
EDP compra Soon Energy
EDP compra Soon Energy

A EDP anunciou a aquisição da Soon Energy, uma empresa polaca de energia solar com mais de 25 MWp instalados em clientes empresariais e residenciais. Desta forma, a EDP expande a sua oferta no campo das energias renováveis, consolidando a sua estrutura operacional na Polónia.

A Soon Energy conta com 400 agentes comerciais e uma equipa especializada em soluções sustentáveis de energia para clientes comerciais. Em 2021, a empresa polaca teve receitas de seis milhões de euros.

Com a aquisição da Soon Energy, a EDP tem acesso ao know-how e às equipas, e a sua presença atual no mercado polaco cresce em cinco vezes. Não foi divulgado o valor da compra.

A EDP entrou na Polónia em 2020, e em 2021 forneceu cerca de 50 GWh de energia a clientes empresarias, tendo contratado mais de 5MWp de capacidade em projetos de autoconsumo solar em clientes empresarias. No próximo ano, a EDP espera triplicar o seu crescimento.

Em 2021, o grupo EDP teve um crescimento global no número de clientes com soluções solares, tendo atualmente cerca de 800MWp de energia limpa a ser produzida em residências familiares e em instalações empresariais. A meio da década, a empresa portuguesa pretende ter mais de 2GW instalados a uma escala global.

(Fotos: divulgação e J.Bezanger e A.Chang/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano