Energia

População e empresas juntam-se em cooperativa de energia solar na Croácia

Cooperativa Aspyrtides junta várias entidades que queres produzir a sua própria energia solar fotovoltaica
Texto
Croácia com cooperativa de energia solar (Foto: Ante Hamersmit/Unsplash)
Croácia com cooperativa de energia solar (Foto: Ante Hamersmit/Unsplash)

Na Croácia, há um projeto em que a energia solar é das pessoas e para as pessoas. A cooperativa energética Aspyrtides junta municípios, instituições públicas, associações, empresas e cidadãos e está a trabalhar para construir um parque de energia solar fotovoltaica no arquipélago de Cres-Lošinj.

Ao todo são 29 fundadores, 20 cidadãos e 9 entidades legais, que se juntaram para tornar realidade o parque com capacidade de 500 kW em Filozići e uma unidade integrada de energia solar no telhado de um infantário no município de Cres.

O parque de Filozićivai, que deverá implicar um financiamento de cerca de 658 milhões de euros, vai ter capacidade de produção anual de 667 MWh.

A cooperativa nasceu em 2021 e, um ano depois, já avançou com a aquisição do terreno onde serão colocados os painéis fotovoltaicos.

Energia solar - AWAY
Energia solar (Foto: Carlos Osorio/AP)

O valor para a compra foi conseguido graças a uma campanha de crowdfunding para membros da cooperativa, o que fez com que mais pessoas se juntassem ao projeto.

O próximo passo será construir uma estrada de acesso ao terreno, no entanto, antes será necessário aguardar pelas autorizações necessárias que deverão ser emitidas pelo estado croata.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal