Energia

Argentina tem um parque de energia solar com mais de 1,2 milhões de painéis

4020 metros acima do nível do mar garantem uma das maiores exposições solares do mundo ao parque de Cauchari na Argentina
Texto

Os números impressionam quando se analisa o parque fotovoltaico de Cauchari na Argentina, o maior de toda a América Latina. Três instalações, distribuídas por cerca de 600 hectares, onde estão instalados mais de 1,2 milhões de painéis solares são números de respeito.

O parque solar de Cauchari está situado em Puna, na província de Jujuy, no extremo norte da Argentina a mais de 1800 km da capital Buenos Aires e tem a particularidade de estar montado 4020 metros acima do nível do mar.

Parque solar - AWAY
Cauchari é o maior parque solar da América Latina (foto: Powerchina)

Com uma potência atual de 315 megawatts (315 MW), e previsão de alcançar uma produção de até 1,1 GW quando estiver em pleno funcionamento, o parque conta com uma das maiores áreas de exposição solar do mundo (ocupa uma área equivalente a metade da cidade de Buenos Aires) e gera energia para cerca de 160 mil habitações.

O local escolhido para este parque solar teve em conta o facto de a alta altitude existir menor possibilidade de nevoeiro, aumentar a exposição solar e garantir radiação solar a baixas temperaturas o que lhe dá maior eficiência energética.

Parque solar Argentina - AWAY
O parque solar de Cauchari está 4020 metros acima do nível do mar (foto: Powerchina)

O projeto, um investimento superior a 390 milhões de dólares, teve o apoio e é gerido pela Powerchina, tendo sido oficializado em 2018 pelo ex-presidente Mauricio Macri e o seu par chinês Xi Jinping.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos