As necessidades energéticas do Gana, tal como de outros países de África, são elevadas e os projetos hidroelétricos ou de energia solar poderão ser a solução mais imediata para assegurar alguma independência a esse nível.
A Bui Power Authority (BPA) decidiu combiná-los num mega projeto. Está a nascer assim o maior sistema integrado de produção de energia híbrido hidroelétrico e solar, de toda a África Ocidental, que será de fulcral importância para o Gana.
A central hidro-solar é composta por uma barragem hidroelétrica (mais de 245 MW) com uma estrutura de painéis solares fixa em terra (50 MW) e outra flutuante no reservatório (1 MW). A operar em conjunto terá uma capacidade total de cerca de 250 megawatts (250 MW).
O projeto conta com o apoio da Power Africa, é gerido pela BPA, e irá ser capaz de contribuir para a redução de até 235 mil toneladas de gases de efeito de estufa e poderá assegurar, quando em pleno funcionamento, energia para cerca de 200 mil habitações
Esta instalação irá ainda contar com uma megabateria de acumulação com capacidade para 20 MWh que pretende assegurar funcionamento de todos os sistemas de operação da central.