Energia

Turbinas eólicas no Chile ajudam a criar combustíveis sintéticos da Porsche

Fábrica produzir 130 mil litros de eFuels por ano, quantidade que deverá chegar aos 55 milhões de litros em poucos anos
Texto
Porsche aposta na produção de combustíveis sintéticos
Porsche aposta na produção de combustíveis sintéticos

A marca automóvel Porsche abriu oficialmente a fábrica-piloto de produção de combustíveis sintéticos no Chile. A unidade Haru Oni, como foi chamada, vai permitir produzir eFuels que possam ser usados em motores a combustíveis fósseis com uma pegada carbónica praticamente nula.

O combustível sintético será produzido graças a energia eólica e com recurso a água e dióxido de carbono. Será uma alternativa para quem não quer trocar de automóvel para um elétrico ou a hidrogénio, mas que pretende reduzir as emissões das suas deslocações.

Produção de combustível sintético - AWAY
Unidade Haru Oni fica no sul do Chile

A unidade estará em fase piloto nos primeiros tempos, estando prevista a produção de 130 mil litros de eFuel por ano. Este combustível que será inicialmente produzido será usado para projetos da Porsche, como o Mobil 1 Supercup.

A partir de meados da década de 2020, a Porsche espera escalar a produção para atingir os 55 milhões de litros por ano. Dois anos depois, a meta são 550 milhões de litros.

A fábrica é o resultado da colaboração da Porsche com outros parceiros internacionais e com a Highly Innovative Fuels (HIF), uma empresa chilena.

Produção de combustíveis sintéticos - AWAY
Porsche aposta na mobilidade elétrica e em eFuels

A localização da fábrica em Punta Arenas, no sul do Chile, uma localização com vento 270 dias por ano, irá permitir que as turbinas eólicas operem à sua capacidade máxima. A proximidade do porto de Cabo Negro facilitará a distribuição do combustível sintético pelo mundo.

A Porsche, que está a trabalhar apara ser neutra em carbono em toda a sua cadeia de valor até 2030, já investiu 93,8 milhões de euros no desenvolvimento e produção de eFuels.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal