Energia

Biocombustíveis podem ajudar a alcançar objetivos de descarbonização?

Incorporação dos biocombustíveis permitiu em 2020 uma redução de aproximadamente 650 mil toneladas de gases nocivos ao ambiente
Texto
Biocombustíveis (fotomontagem AWAY)
Biocombustíveis (fotomontagem AWAY)

O sector dos biocombustíveis está em crescimento e quer ser parte da solução rumo à descarbonização. Quem o diz é a Associação de Bioenergia Avançada (ABA), após a divulgação do seu mais recente relatório – “O caminho para a transição energética: o contributo da bioenergia avançada” – numa altura em que comemora três anos de existência.

De acordo com a associação que atualmente representa 15 empresas do setor e que tem como missão a promoção dos biocombustíveis como fonte sustentável para o futuro, a incorporação de biocombustíveis em junho de 2021 era de 7,3%, quando um ano antes se situava em cerca de 4,1%.

O relatório da ABA revela ainda que a incorporação dos biocombustíveis permitiu em 2020 uma redução de aproximadamente 650 mil toneladas de gases nocivos ao ambiente, o que leva a associação a afirmar que “os biocombustíveis surgem como a alternativa mais acessível e imediata para alcançar” os objetivos de descarbonização definidos pela União Europeia.

No desenvolvimento do setor dos biocombustíveis, a associação tem atuado junto de produtores e órgãos decisores, mas não só. A aposta da ABA centra-se também numa presença próxima dos consumidores, com o objetivo de os informar sobre a cadeia de produção e sobre o impacto dos seus hábitos de consumo e reciclagem.

De referir que a ABA intervém em diferentes momentos da cadeia de valor da bioenergia avançada, desde a recolha de resíduos até ao tratamento e transformação destes em matéria-prima para a produção de bioenergia.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias