Energia

Portugal terá hidrogénio verde produzido na Central da Tapada do Outeiro

Unidade situada em Gondomar comemora 25 anos e prepara-se para entrar numa nova etapa na produção de energia
Texto
Central da Tapada do Outeiro (Foto: @trustenergy)
Central da Tapada do Outeiro (Foto: @trustenergy)

Numa altura em que comemora 25 anos de existência, a Central de Ciclo Combinado da Tapada do Outeiro poderá vir a produzir hidrogénio verde. O projeto atualmente em estudo para a unidade situada em Gondomar, junto ao rio Douro, contempla a descarbonização da própria central e a produção de hidrogénio para outros projetos.

Com o primeiro acendimento a gás em dezembro de 1997 e a entrada em serviço industrial em 1999, a Central da Tapada do Outeiro reúne as condições técnicas necessárias à implementação de novas tecnologias como a de produção de hidrogénio verde.

O grupo português TrustEnergy, que detém a exploração da central de ciclo combinado, está a estudar a possibilidade de esta vir a produzir hidrogénio verde destinado a múltiplas aplicações.

O projeto integrou a candidatura nacional aos Projetos Importantes de Interesse Comum Europeu (IPCEI) e foi um dos selecionados pela Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking para a primeira European Hydrogen Week, dedicada ao papel essencial do Hidrogénio no cumprimento do objetivo da União Europeia de atingir a neutralidade de carbono até 2050.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal