Energia

Produção de hidrogénio verde em Marrocos poderá ter preços imbatíveis

Poucos recursos hídricos, mas fortes recursos solares podem tornar Marrocos num importante player na exportação de hidrogénio
Texto
Parque solar de Ouarzazate, Marrocos (foto: A. Bounhar/AP)
Parque solar de Ouarzazate, Marrocos (foto: A. Bounhar/AP)

Marrocos pode tornar-se um dos líderes mundiais na produção de hidrogénio verde e ameaçar inclusive a viabilidade de alguns projetos europeus. O sol parece ser a chave do sucesso.

De acordo com um relatório da Masdar, companhia energética dos Emirados Árabes Unidos, toda a África tem um potencial de captar cerca de 10% do negócio da produção mundial de hidrogénio produzido livre de emissões. Marrocos e Egito (já com planos conhecidos) parecem partir na frente.

arvore solar em Marrocos - AWAY
Árvore solar junto à Mesquita de Koutoubia, Marrocos (foto: Mosa’ab Eishamy/AP)

Em particular Marrocos, que apesar do deficit de água, tem um abundante potencial de recursos energéticos através de vários investimentos em parques solares, parece querer rapidamente aproveitar o potencial de um negócio que poderá valer entre 30 a 60 milhões de toneladas por ano até 2050.

De acordo com a Masdar, Marrocos poderá ser capaz de produzir e exportar hidrogénio verde a menos de 2 dólares por quilo em 2030 e a menos de 1 dólar/Kg até 2050. Isto poderá tornar o nosso vizinho do norte de África num sério operador do negócio de hidrogénio e torna-lo numa forte opção de fornecimento à Europa.

mesquita de Koutoubia, Marrocos - AWAY
Contador de emissões zero na mesquita de Kotoubia em Marraquexe (foto: Mosa'ab Elshamy/AP)

A nível internacional, antes do início da Guerra na Ucrânia, o preço médio do hidrogénio verde situava-se entre 3,80 e 5,80 dólares/Kg e atualmente ronda os 7,60 dólares/Kg, isto de acordo com dados recolhidos em outubro passado pela Reuters.

O forte investimento nas energias renováveis um pouco por todo o mundo deverá fazer baixar o preço do hidrogénio verde, mas um referencial abaixo dos 2 dólares/Kg e os fortes investimentos na energia solar (que por ser renovável irá permitir produzir hidrogénio verde) poderão dar vantagem a Marrocos.

(fotos: Associated Press)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Europa bate recorde de produção de energia eólica e solar
Preço dos combustíveis com forte descida na próxima semana
Radares da PSP para o mês de fevereiro: onde vão estar em todo o país